A mudança dos tempos
[por Daniela Nunes]
Foi aos 14 anos que Luís, proprietário da Casa Luís, conheceu o seu amor pelo ramo da decoração e utilidades. Atualmente, a sua loja já celebra 37 anos desde a sua abertura mas, com o passar dos tempos, sente-se uma verdadeira mudança.
Luis entrou muito cedo no mundo do trabalho. Aos 14 anos, começou a ganhar experiência na área na qual trabalha até aos dias de hoje, decoração e utilidades. O seu percurso neste setor começou na Casa Cristal, há 50 anos. De seguida, teve a “Romão e Peralta”, uma sociedade, durante seis anos. E, por fim, achou que fazia sentido abrir o seu próprio negócio em conjunto com a sua mulher, formando, assim, um negócio de família. Quando questionado acerca do motivo pelo qual quis abrir o seu negócio, o proprietário não hesitou: “foi o crescer nisto!”. Para além disso, o gosto pelo ramo da decoração e das utilidades e pelo atendimento ao público, influenciaram de forma positiva a decisão de abrir a sua loja após 15 anos de experiência.
“A luta agora é muito difícil!”
“A luta agora é muito difícil!”, confessa o comerciante. Os tempos mudaram, assim como a dinâmica da cidade. Não há movimento de pessoas nas ruas e, sem pessoas, os negócios não têm como se aguentarem. Nos dias atuais, nota-se a inexistência de uma renovação de gerações de clientes que sustente estas pequenas lojas de rua. “Noutros tempos passava para a filha, passava para os netos, agora não.”, afirma Luís. No entanto, o lojista garante que tem um “leque de amigos e clientes” que fazem com que este consiga sobreviver a esta mudança dos tempos. “Estas pessoas vêm ao Luís!”, esclarece o proprietário.
No que diz respeito ao comércio da cidade, Luís considera estar fraco e acredita que “nos próximos 10 anos, 90% destas lojinhas já não existem”. Para o comerciante o verdadeiro problema é a falta de pessoas a percorrerem as ruelas de Rio Maior, principalmente no centro da cidade que, a seu ver, “está um bocado abandonado, porque não se faz nada para atrair as pessoas”. Este descuramento e esquecimento perante o centro, no entender do lojista, é fomentado pelos eventos que são plantados longe dos pequenos comércios, acabando por não contribuir para o dinamismo da cidade.
Por último, Luís refere: “tenho de agradecer muito aos meus clientes fiéis que se vão lembrando de mim e os outros que apareçam porque serão todos bem recebidos!”.
A loja está aberta das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00. Agora na época natalícia, desde dia 27 de novembro, este será o horário de todos os dias até dia 24 de dezembro, incluindo fins de semana e feriados.
“Tento oferecer dentro do meu ramo um artigo com qualidade, tento ter coisas diferentes e tento atender com qualidade”, assegura o proprietário.
Casa Luís
Rua David Manuel Fonseca
Rio Maior
Telefone: 243 995 776
Nota: Se gostava de participar na nossa rubrica “Uma região que apoia o seu Comércio”, contacte-nos através do nosso email [email protected] .