Esta manhã, pelas 10h00, 5 reclusos da prisão de Vale de Judeus (Alcoentre) evadiram-se e estão em fuga.
São considerados perigosos e a sua falta só foi detetada aquando da chamada para o almoço, às 12h00.
Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), “uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10h00 com ajuda externa através do lançamento de um escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior”.
Com idades entre os 34 e os 63 anos, os 5 reclusos agora evadidos são 2 cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, 1 cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, 1 da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e ainda um outro do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer.
As penas a que foram condenados e que se encontravam a cumprir em Vale de Judeus, variam entre os 7 e os 25 anos de prisão (o máximo permitido em Portugal), por crimes de tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
A DGRSP já abriu um processo de inquérito interno, a ser realizado pelo Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado pelo Ministério Público, e no comunicado entretanto emitido afirma que “conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de política criminal com vista à recaptura dos evadidos”.