A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou hoje aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias na 5ª feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente.
Em conferência de imprensa, o segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, disse que vão ser enviados ainda hoje SMS de alerta à população para o agravamento do estado do tempo, sobretudo amanhã, 5ª feira.
[Mensagem recebida hoje pelas 14h15, emitida pela ANEPC, a propósito da tempestade Aline que aí vem]
“Relativamente às deslocações, aquelas que forem possíveis de evitar deverão ser evitadas amanhã [quinta-feira]. Naturalmente, as questões relacionadas com os aspetos laborais devem ser vistas com as respetivas entidades patronais, caso a caso”, disse.
De acordo com Miguel Cruz, o nível de prontidão do dispositivo vai subir de amarelo para laranja, o segundo mais elevado, a partir das 00:00 de quinta-feira.
A proteção civil alertou que, para hoje, está previsto que a chuva comece no norte e centro e que amanhã se alastre a todo território continental.
Amanhã, 5ª feira, a chegada da tempestade Aline “trará condições meteorológicas mais adversas do ponto de vista daquilo que será a probabilidade de ocorrência quer de inundações quer de quedas de estruturas e ventos”.
A ANEPC aconselhou “especial cuidado na circulação rodoviária” durante o dia de 5ª feira, “evitar a possibilidade de atravessar zonas inundadas e cuidado com a possibilidade de ocorrência de lençóis de água nas vias”.
Depois das muitas ocorrências verificadas na 3ª feira relacionadas com o vento forte, a Proteção Civil destacou que estas situações poderão repetir-se amanhã, “possivelmente com maior quantidade”, pelo que alerta para a necessidade de “garantir a total fixação das estruturas” para evitar a respetiva queda.
[Estragos verificados na madrugada de 3ª feira pelos ventos fortes, em Rio Maior]
Cuidado com o mar
“Outro aspeto importante tem a ver com a agitação marítima e, portanto, todas as atividades relacionadas com o mar devem ser evitadas nesta altura, incluindo o estacionamento e o passeio na orla marítima, na medida em que os valores de agitação marítima serão elevados”, disse.
Municípios devem verificar o bom escoamento de águas
Também foi pedido aos serviços municipais especial cuidado “na verificação das condições de escoamento das linhas de água e das zonas urbanizadas”, tendo em conta as zonas mais vulneráveis, além do acompanhamento e manutenção das ocorrências.
Apesar das previsões de níveis de precipitação particularmente elevados se centrarem na 5ª feira, na região norte poderá ainda verificar-se alguma quantidade de precipitação na 6ª feira, “mas para valores mais normais”.
Ainda segundo a proteção civil, ontem, 3ª feira, aquando da passagem da depressão Babet, verificaram-se 2.060 ocorrências no continente, sobretudo relacionadas com queda de árvores e inundações de vias públicas, que não causaram vítimas.
Depressão Aline a caminho, 18 Distritos em Aviso Laranja
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.
[imagens: Meteored, CFL, RRM]