O Núcleo de Património e Emoções (NUPAE), de Vila da Marmeleira, inaugurou uma Exposição alusiva ao Centenário do nascimento de Mário Soares, com a presença dos filhos, Isabel e João. Foi neste sábado, dia 15.
Da autoria da Fundação Mário Soares e coordenada por Maria de Lurdes Rodrigues (ex-Ministra da Educação), e também ali presente, este evento teve ainda a colaboração da Associação Cultural Ephemera, a Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
Na Mesa sentaram-se, e usaram da palavra, José Varela, do NUPAE, Isabel e João Soares, os filhos de Mário Soares e Maria Barroso, e José Pacheco Pereira.
Teresa Calçada, da Biblioteca Popular da Vila da Marmeleira, fez a introdução.
[Da esquerda para a direita, em pé Teresa Calçada, João Soares, José Pacheco Pereira, Isabel Soares e José Varela]
Brindaram-nos com a apresentação da Exposição, descrevendo o seu conteúdo e propósito, e contaram histórias e episódios da vida de Mário Soares, e Maria Barroso, inéditos para o público, que encheu por completo a Sala.
Ali, nem o 25 de Abril de 1974, nem o 25 de Novembro de 1975, foram esquecidos, onde Rio Maior teve um palco especial neste último, e Mário Soares um papel fulcral no seu sucesso.
Daí, resultou a Democracia Portuguesa, como a viemos a conhecer.
A Exposição estará patente ao público até 30 de abril, aos sábados e domingos, das 16h00 às 18h00, na Antiga Escola Primária da Vila da Marmeleira.
Para visitas institucionais e escolares, deverá ser contactado o NUPAE para agendamento prévio.
Exatamente há 22 anos, Mário Soares e Maria Barroso tinham estado na Vila
Curiosamente, a 15 de março, mas de 2003, também um sábado (há 22 anos), Mário Soares e Maria Barroso também tinham estado na Vila da Marmeleira, a convite de Teresa Calçada, e da Biblioteca Popular da Vila da Marmeleira, para falar de livros.
O Região de Rio Maior (na sua anterior Série e Proprietário) também fizeram a notícia.
[agradecemos a colaboração de Joaquim Marcelino na elaboração da notícia]