Volta de 24 de julho a 4 de agosto

     

Em ano de Jogos Olímpicos a Volta a Portugal 2024, em bicicleta, tem um problema de datas e tem de começar 14 dias mais cedo que este ano.

Ainda não foram definidas as Etapas e não se sabe por onde cruzará o distrito de Santarém e quantas vezes o fará.

De 24 de julho a 4 de agosto de 2024

Será entre 24 de julho e 4 de agosto, num calendário que já tinha sofrido ajustes por a Volta já ser pressionada com a antecipação dos campeonatos de futebol.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) propôs duas datas, o início a 24 de julho e a 31 do mesmo mês, mas o enquadramento desportivo com os Jogos Olímpicos ditou a maior antecipação possível.

E, para maior ajuda, a Vuelta a España vem uma semana antes para Portugal.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 estão agendados entre 26 de julho e 11 de agosto e a Volta a Espanha inicia-se em 17 de agosto, com três etapas em território português.

Vuelta espanhola sai de Lisboa, pela 2ª vez

A Vuelta 2024 vai sair de Lisboa, regressando ao nosso país, 27 anos depois.

A última vez que aconteceu foi em 1997, quando também saiu de Lisboa para promover a Expo-98, sendo essa a primeira vez que a Vuelta saiu de um país que não Espanha.

É a melhor data possível, naquilo que é a gestão de todos os interesses que estão a ser avaliados. Não há uma data ideal, esta é a data possível”, disse Delmiro Pereira, presidente da FPC à agência Lusa.

Este responsável da FPC acredita que a antecipação da corrida em uma semana em nada afetará a preparação das formações nacionais para aquele que é o grande objetivo da época.

Calendário geral completo

Além da Volta a Portugal, a União Ciclista Internacional (UCI) também já confirmou as datas das outras provas internacionais realizadas em Portugal, como a Clássica Figueira Champions a 10 de fevereiro, que abre o calendário, e a Volta ao Algarve, também da categoria ProSeries, a começar a 14 de fevereiro e a acabar a 18.

Ainda, a Clássica da Arrábida sai a 17 de março, a Volta ao Alentejo realiza-se de 20 a 24 de março, o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela tem data entre 2 e 5 de maio.

O Troféu Joaquim Agostinho corre de 11 a 14 de julho, na derradeira preparação para a Volta a Portugal.

Este ano a Volta cruzou o distrito 3 vezes

Lembre-se que este ano a 84ª edição da Volta cruzou o distrito de Santarém por 3 vezes.

Realizada de a 20 de agosto, atravessou o distrito de Santarém nos dias 10, 11 e 14, nas primeira, segunda e quinta etapas.

Ourém, onde a volta já não passava desde 1964, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar, Fátima, Abrantes, Entroncamento, Torres Novas, Alcanena, Santarém e Cartaxo, viram passar a “prova rainha” do ciclismo.

Uma curiosidade insólita de 1940

Na IX Volta a Portugal em Bicicleta, no ano de 1940, o pelotão aguarda o comboio numa passagem de nível com guarda…

Nesse ano, José Albuquerque, conhecido por “O Faísca”, atleta do Sporting Clube de Portugal, ganhou a prova.

 

[imagens: FD – Torres Novas, Portugal de Antigamente]

 

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments