Yahima Ramirez ganha caso no Tribunal Europeu

Quem o sentenciou foi o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, com sede em Estrasburgo, e que deu a conhecer a sua decisão no dia de ontem.

Yahima Ramirez, judoca da Casa do Povo de Rio Maior, foi afastada da participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), numa decisão que considerou “unilateral da Federação Portuguesa de Judo”, então presidida por Jorge Fernandes.

A judoca, em maio de 2021, então com 41 anos de idade, foi afastada dos Jogos Olímpicos, alegadamente, por não apresentar resultados desportivos.

Ao ter direito a uma bolsa mensal para a sua preparação, viu este apoio cancelado uma vez ter sido excluída das competições olímpicas.

 

Tribunal Arbitral pediu cerca de 5 mil euros para aceitar a ação

Yahima quis avançar com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), contra a Federação Portuguesa de Judo e o Comité Olímpico, mas foram-lhe pedidos cerca de 5 mil euros a título de taxas de justiça, quando num Tribunal normal rondariam os mil euros, apenas.

Quando o Processo chegasse ao fim, poderia ter de desembolsar cerca de 50 mil euros.

Perante este cenário, e sem possibilidades económicas de arcar com estas despesas, dirigiu-se à Segurança Social para pedir Apoio Judiciário e esta negou-lhe esse pedido.

Nada mais lhe restava senão apelar para o tribunal Europeu dos Direitos do Homem, alegando que lhe tinha sido vedado o acesso à justiça, e o Tribunal deu-lhe razão.

O Estado Português tem agora 90 dias para pagar 10 300 euros à judoca radicada em Rio Maior, por lhe ter tirado “o direito a ir a Tribunal discutir uma causa que tinha a ver com a sua vida desportiva”, que acabava por ser a sua vida profissional.

Hoje, com 45 anos, a atleta mostrou-se satisfeita com a decisão mas reconhece que a mesma já veio tarde e que já sofreu todo um conjunto de consequências que poderiam ter sido evitadas.

Recorde-se que Jorge Fernandes viria a ser destituído do seu cargo em dezembro de 2022, por uma quase unanimidade dos Delegados na Assembleia Geral (em 45 votos apenas um foi de abstenção, com os demais a favor), por alegadas irregularidades na gestão e o risco de perda da Utilidade Pública da Federação de Judo.

 

A judoca Yahima Ramirez

Yahima Menendez Ramirez, nasceu em Havana (Cuba) a 10 de outubro de 1979.

É uma judoca cubana-portuguesa que compete na categoria feminina de 78 kg.

Ganhou a medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia 2009 e uma medalha de bronze no Campeonato Europeu de Judo de 2008, ambos disputados em Lisboa.

Yahima ganhou mais de 10 medalhas e vitórias no Campeonato do Mundo em Lisboa em 2009 e Taipé em 2015, e recebeu uma medalha de bronze no Open Europeu em Lisboa em 2018, e outra na Taça da Europa em Málaga em 2019.

Por razões familiares escolheu Portugal e Rio Maior para se radicar e viver, tendo representado a Casa do Povo de Rio Maior, onde atualmente é treinadora.

 

[Imagem: Desmor]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments