Pó do Saara e chuva com Olivier

Hoje é como se vê, temperaturas máximas a chegar aos 27ºC, amanhã, quarta-feira, até podem chegar aos 28ºC, com locais do país onde até podem ser de 30ºC.

É a influência dos ventos que chegam do Norte de África acompanhados de uma vaga de poeiras oriundas do Saara.

Sendo já habitual, este fenómeno atmosférico vai notar-se no céu que ficará mais alaranjado e vai fazer-se sentir sobretudo na 5ª e na 6ª feira.

Segundo comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devem ser tomadas diversas medidas de precaução, sobretudo se tiver problemas de respiração.

 

Mas o problema das poeiras resolve-se com chuva

De acordo com o IPMA as temperaturas baixam já a partir de quinta-feira e vem lá chuva.

Portugal vai ser atravessado pela tempestade Olivier. Desta vez foi batizada pelo Instituto de Metrologia Espanhol (AEMET), que a detetou primeiro, e trará temperaturas mais baixas, muita chuva, trovoada e granizo, especialmente no Centro e no Sul do país.

E isto entra pelo próximo fim de semana a dentro, com a chuva a intensificar-se na 6ª feira e no sábado.

Para a semana que antecede a Páscoa, os meteorologistas preveem alguns aguaceiros e temperaturas mais frescas, podendo mesmo haver neve na Serra da Estrela no fim de semana da Páscoa.

 

Rio Maior molhado até meio da próxima semana

Em Rio Maior, esta 6ª feira e sábado as temperaturas baixam para os 20 e 21ºC, com 100% de probabilidade de chuva, que pode durar até 4ª feira da próxima semana, com probabilidades entre os 76 e os 98%.

Nas imagens de satélite (Meteored) pode observar-se a frente da tempestade ao largo de Portugal Continental, a “rodar” e entrar sobre o centro e sul de Portugal.

 

[Fonte e imagens: Meteored, IPMA]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments