Benedita: 2º Circuito Ciclismo com 1º Prémio em casa

Circuito de Ciclismo da Benedita faz a sua 2ª Edição, com uma organização “pro”, satisfação geral do público e João Letras a cortar a meta em 1º lugar.

 

O cenário montado

Na Benedita, colocaram o pódio e um ecrã gigante na Praça José Damasceno Campos. Filmadores transmitiram a prova em direto para as redes sociais, usando câmeras fixas e câmeras motards.

Assim, a corrida foi transmitida em direto on-line e neste ecrã, permitindo a quem estava na Praça ver os ciclistas passar e acompanhar o resto da prova, ali mesmo.

Também os prémios foram colocados em exposição, bem como uma roulotte com bebidas e um porco no espeto, oferta de uma empresa (Sermar), à disposição de todos os espetadores, sem qualquer custo, onde apenas havia uma caixa para o recebimento de um donativo, voluntário.

Os acessos onde o percurso passou, foram sinalizados e cortados pela GNR com a ajuda de colaboradores do CRP Ribafria.

Em frente à Praça José Damasceno Campos, instalam três pórticos: o da meta, os das metas volantes, e o local para os Comissários da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) controlarem a prova e as passagens na meta.

Dois carros cedidos por patrocinador (Benecar), para transportar o Comissário da Prova e uma equipa de urgência.

Na frente da corrida, para uma maior segurança e filmagem da prova, estavam 6 motos do moto clube beneditense “Parte Manetes”.

Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.

 

O 2º Circuito de Ciclismo da Benedita

Uma prova composta por 18 voltas, de 4,2 km cada, perfazendo o total de 75 km, onde além dos prémios da Geral individual, coletiva e escalões, houve ainda em disputa 3 Metas Volantes, a passagem da 5ª volta, a Meta Volante Ginásio Dino`s, a passagem da 10ª volta, a Meta Volante Riomagic, a 15ª volta a Meta Volante Profiserv.

Ainda, o Prémio da volta mais rápida atribuído pela Benecar.

Antes das 14 horas, dá-se a chamada dos cerca de 90 atletas das várias equipas nacionais, para a linha de partida.

O tiro da partida acontece pelas 14h20, numa prova atacada logo desde o início e por isso a acabar com uma velocidade superior a 42 km/ h.

Uma fuga de sete elementos logo à passagem da 4ª volta ganhou vantagem sobre o pelotão, estando na fuga duas unidades do CRP Ribafria, Hélder Loureiro e Paulo Simões.

A fuga chegou a ter pouco mais de um minuto. No entanto, na passagem da 12ª volta, a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic assumiu a corrida. Fez descair para o pelotão o Hélder Loureiro, com o intuito de anular a fuga e ir em busca da vitória.

A estratégia não podia ter resultado melhor. Assim, na última volta, a cerca de 2,5 km para a meta, o propósito estava alcançado por um grupo reduzido de atletas, onde se encontrava João Letras do CRP Ribafria.

Um grupo de 4 ciclistas disputou a vitória ao sprint, com João Letras cortando a meta em 1º lugar.

João Letras venceu o escalão elite e Paulo Simões conquistou o 2º lugar M40.

Coletivamente a equipa conquistou o 5º lugar.

 

A Cerimónia de entrega dos Prémios 

Coube a Maria de Lurdes Lopes Pedro, Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, a membros daquela Junta, a patrocinadores e entidades locais entregaram os Prémios.

Por último, para encerrar a prova, a direção do CRP Ribafria agradeceu o apoio e serviço prestado na realização do 2º Circuito de Ciclismo. Ofereceu uma pequena lembrança às entidades envolvidas, como o Município de Alcobaça, Freguesia da Benedita, GNR Benedita, Bombeiros Voluntários da Benedita, Moto Clube Parte Manetes e Associação de Ciclismo de Santarém.

 

Um grande espetáculo e com muita audácia 

Rui Medina, Diretor Desportivo e Ricardo Rocha, Treinador, fazem um balanço amplamente positivo deste Circuito e da capacidade de organização da sua estrutura:

“A corrida foi um grande espetáculo, com a equipa demonstrando muita audácia e deixando tudo na estrada pela vitória. Enaltecemos todos os atletas da equipa, que abdicam dos resultados pessoais em prol da equipa. Lutar por um lugar cimeiro é fundamental no desporto de competição. Portanto, só podemos estar agradecidos a todos os nossos atletas pela sua união, empenho, garra e determinação. Isso resultou na conquista do lugar mais alto do pódio e na vitória de toda a equipa.”

(..) porque sem eles nada disto seria possível. Portanto, queremos agradecer ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas”.

Depois do sucesso da reativação do Circuito de Ciclismo da Benedita em 2023, o Centro Recreativo e Popular (CRP) da Ribafria, com a colaboração do Município de Alcobaça, a Freguesia da Benedita e o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, organizou este 2º Circuito, neste domingo, 26 de maio.

Na opinião geral, as equipas de todo o País, atletas, público assistente e Beneditenses ficaram bastante agradados. Enalteceram a forma altiva e briosa com que a prova se apresentou e decorreu, assim como o sucesso alcançado.

 

 

[Imagens: CRP]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments