O Centro Social Paroquial de São João Baptista, em São João da Ribeira, renovou os seus corpos sociais para mais um mandato, que terminará agora em dezembro de 2028.
Todos os seus elementos transitam do mandato anterior, tendo aceitado continuar a sua missão.
Com 17 utentes, no Centro de Dia, e ainda Apoio Domiciliário, esta IPSS encara o futuro com confiança, enfrenta os desafios do seu dia-a-dia com esperança, e nas palavras do seu renovado Presidente, Padre Cláudio Rodrigues, pretende “trabalhar em conjunto com as ERPI [Estrutura Residencial para Pessoas Idosas], com a Comunidade e com todos”.
Ainda nas suas palavras, no discurso de tomada de posse, manifestou a opinião de que “é preciso unir estas pequenas instituições às maiores, concentrar esforços, para que sejam mais sustentáveis, o que terá de acontecer mais tarde ou mais cedo”.
Aqui, referiu-se a uma corrente de opinião que se começa a formar que defende uma maior interligação entre pequenas IPSS e outras de maior dimensão e capacidade, para que se otimizem recursos e possam dar melhores respostas sociais aos utentes e comunidades.
A Secretária da Direção, Maria Helena Regueira, quando lia o Auto de Posse
O Centro Social de São João, que se encontra em obras de conservação, é uma das IPSS que estão sob a égide da Diocese de Santarém, daí estes “novos corpos sociais”, que renovam o seu mandato, terem sido nomeados pelo do Bispo de Santarém.
A Diocese tutela assim 27 IPSS e 17 Misericórdias, no seu território, instituições que são autónomas na sua gestão e património.
DIREÇÃO
Presidente: Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues
Vice-Presidente: Ana Maria Coelho de Sousa Varela
Secretário: Maria Helena da Silva Antunes Regueira
Tesoureiro: Maria Dulce Silva Santos Varela Costa
Vogal: Luís dos Santos Martins
CONSELHO FISCAL
Presidente: Ramiro Manuel Nogueira Simões
Secretário: António Manuel Serrão Arsénio
Vogal: Liliana Zambujo da Silva