Chico Noras, cineasta de Santarém, realizou a curta-metragem “O Procedimento” que ganhou o Prémio de Melhor Curta de Terror, em setembro, e ainda, agora a 7 de dezembro, o Grande Prémio de Cinema Joaquim de Almeida.
“O Procedimento,” é uma curta-metragem de terror que ganhou o prémio de Melhor Curta Portuguesa de Terror no MOTELx 2024, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que se realizou de 12 a 16 de setembro.
O filme foi elogiado pela sua direção artística vibrante e performances marcantes, que contrastam com os sentimentos perturbadores que evoca.
Ele também foi descrito como uma sátira provocadora que explora a ideia de alcançar finais felizes de forma inusitada.
Agora, no passado sábado, arrecadou o Grande Prémio de Cinema Joaquim de Almeida, que é um reconhecimento mais amplo associado ao Festival Caminhos do Cinema Português e distingue obras cinematográficas portuguesas em várias categorias.
Produzida ao longo de 2023 e com distribuição prevista para 2025, “O Procedimento” participou em vários circuitos de festivais como parte de sua estratégia de divulgação.
Este reconhecimento reforça a capacidade de Chico Noras em abordar temas sombrios com originalidade e apelo visual impactante.
Este filme “O Procedimento”, foi rodado no Hospital Distrital de Santarém, na Isenta, e em S. Domingos, em Santarém.
Chico Noras na entrega do Prémio e durante as filmagens
Chico Noras, cujo nome é Francisco Noras, é um realizador português natural de Santarém, e ganhou destaque no cinema nacional, principalmente no género de terror e fantástico.
Ele tem utilizado frequentemente a cidade de Santarém como cenário em seus trabalhos, valorizando a autenticidade local para dar profundidade às suas narrativas.
Veja aqui o trailer da curta metragem:
[Imagens: Fábrica do Terror, youtube]