Chuva: um rio atmosférico

Mas, se hoje há elevado risco de incêndio em vários concelhos do país, 3 dos quais no Distrito de Santarém (Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere), o quadro atmosférico está prestes a mudar.

Chuva à vista, e que pode ser em “rio atmosférico”

Já nesta 6ª feira as temperaturas caem entre 8ºC a 10ºC e a chuva estará de volta.

Primeiro com uma frente atlântica e depois com duas depressões, que serão duas tempestades, e que se prevê trazerem muita chuva.

É até avançada a hipótese de um rio atmosférico.

As temperaturas máximas param nos 25ºC e a chuva pode cair de forma intensa nos próximos 10 dias, podendo causar estragos consideráveis porque o tempo seco tem deixado os solos áridos.

Isto tudo acontece porque se aproxima uma frente frontal fria e húmida vinda do Atlântico, e ainda duas depressões.

A primeira começa a entrar no Continente pelo Norte já nesta 6ª feira de manhã e estende-se a todo o país até ao fim de semana, com vento forte associado.

A Sul talvez só chegue no domingo e na 2ª feira na Madeira.

Os Açores já estão sob alerta para chuva desde ontem, 3ª feira, sendo a primeira região a sofrer o impacto.

No domingo, a primeira depressão, centrada na zona do Minho/Galiza, deverá causar as chuvas mais intensas e abundantes, que se estenderão de Norte para Sul.

Há mesmo possibilidade de se formar um rio atmosférico, que é um fenómeno em que chove muito, durante pouco tempo, no mesmo local, causando inundações, e prevê-se que afete mais a zona fronteiriça de Portugal e Espanha, tal como aconteceu em setembro passado.

Baixa de temperaturas, mas ainda assim ficam acima do normal

Assim, as temperaturas já começaram a baixar e estão abaixo dos 30ºC, desde ontem, e vão-se manter assim até amanhã, caindo abruptamente na 6ª feira.

Estas previsões de instabilidade e temperaturas mais baixas continuam até pelo menos 5ª feira da próxima semana, com a segunda tempestade e um carrossel de frentes atlânticas.

Segundo o IPMA, as previsões até 5 de novembro apontam para chuva acima do habitual para esta altura do ano até dia 15, podendo estender-se até dia 22.

As temperaturas serão sempre superiores ao normal até ao início do próximo mês, mas mais baixas do que temos tido.

Chuva no fim de semana, em especial no domingo

 

[imagens: IPMA, Meteored]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments