Dragão: o Novo Ano Chinês

Começa hoje o Novo Ano Chinês e que será dedicado ao Dragão, o único animal mitológico do zodíaco chinês.

Cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês e, em 2024, o Dragão está na sua casa.

 

Energia, vitalidade e transformação

Um ano de Dragão significa para a comunidade chinesa um período cheio de energia, vitalidade e transformação.

Isto, porque o Dragão é um símbolo poderoso na cultura chinesa, associado à força, coragem e boa sorte.

Qualquer criança que nasça neste ano será cheia de vida, energia e vigor, dotados de coragem para enfrentar os desafios da vida.

A representação do Dragão original era muito simples, baseada apenas na serpente.

Mas, ao longo dos tempos foi sendo aperfeiçoado e a partir da dinastia Ming (1368-1644) passou a ter cabeça de boi, chifres de veado, barbas de carpa, corpo de boa, pescoço de serpente, escamas de peixe, garras de águia, olhos de camarão e pés de tigre.

É preciso perceber, que no estudo astronómico chinês, ao serem observados os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas Metal/Vénus, Madeira/Júpiter, Água/Mercúrio, Fogo/Marte e Terra/Saturno, os chineses antigos escolheram 28 constelações próximas à elíptica e ao equador, dividindo-as em quatro zonas com sete cada, representadas por quatro  animais, Leste/Dragão, Norte/Tartaruga, Oeste/Tigre e Sul/Ave, por semelhança na forma ou forma imaginária.

 

Grandes mudanças se esperam

Os últimos anos do Dragão foram 1952, 1964, 1976, 1988, 2000 e 2012, e implicaram sempre grandes mudanças como a morte de Mao Tsé-Tung em 1976, ao mesmo tempo que a China foi fustigada por um grande terramoto ou, do lado positivo, a subida ao poder de Xi-Jinping em 2012 e o crescimento económico daquele país.

Segundo os Censos de 2021, e dados estatísticos de 2022, tratados no PORDATA, em Portugal residem 21 996 chineses, com estatuto legal de residência portuguesa, sendo que 29 desses residem em Rio Maior.

Na Lezíria do Tejo é Benavente que mais conta (446) e Alpiarça detém o menor número (8).

Bom Ano Novo, Chinês! Vamos ver o que muda então na China, e no Mundo. O próximo só em 2036.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments