A Barbie faz hoje a bonita idade de 65 anos, nasceu a 9 de março de 1959, pelas mãos da empresária Ruth Handler, e foi apresentada pela 1ª vez na American International Toy Fair (Feira Internacional Americana de Brinquedos), em Nova York.
Ruth era mulher de Elliot Handler, co-fundador da empresa americana de brinquedos Mattel.
Da Alemanha para os Estados Unidos, e depois para o mundo
Tinham ido viajar à Alemanha, 3 anos antes, levando os filhos Bárbara e Kenneth. A filha Bárbara interessou-se por uma boneca que se vendia na Alemanha, a Bild Lilli, e levou um exemplar consigo de regresso a casa.
Bárbara gostava muito de brincar com esta boneca e outras de papel, a quem atribuía papéis da vida real, montando “histórias de vida”.
Ruth Handler imaginou uma boneca que pudesse “encarnar” vários protótipos de mulheres da sociedade americana na época e sugeriu a ideia ao marido, que viu ali uma “rica ideia”.
Barbie foi o nome dado, inspirado na filha Bárbara e, claro está, mais tarde surge o Ken, o diminutivo do outro filho Kenneth.
Naturalmente, os alemães que produziam a boneca que serviu de inspiração não ficaram contentes e, em 1961, processaram a Mattel.
Para resolver o caso, a Mattel comprou a patente da boneca Bild Lilli aos alemães por 21 600 dólares, e ficou resolvido.
As primeiras bonecas Barbie foram fabricadas no Japão, com roupas costuradas à mão por trabalhadoras japonesas e venderam cerca de 350 mil bonecas durante o primeiro ano de produção.
Ruth Handler (1916 – 2002) em 1961 com as suas criações e em 2000 ao lado da 1ª Barbie a ser produzida.
Mais de um bilião de bonecas até hoje… e já foi ao espaço
Até hoje, a Mattel vendeu mais de um bilião de bonecas Barbie, tornando-se a maior e mais lucrativa linha desta empresa e já apareceu em filmes, músicas, produções musicais, teatro… e já foi ao espaço.
Em fevereiro de 2022 foram enviadas 2 bonecas Barbie com fatos de astronauta, que já tinha estreado em 1965 para apoiar a campanha americana de conquista do espaço, para bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
O objetivo desta campanha publicitária foi o de incentivar as novas gerações a interessarem-se pela investigação espacial.
Se fosse portuguesa, Barbie estaria a pouco mais de um ano de atingir a idade da reforma, sendo americana, não se sabe quando se irá aposentar.
Bonecas Barbie fotografadas frente à janela da ISS onde se vê o planeta Terra
[Imagens: People, Wiki, Informare e Olhar Digital]