E o aeroporto vai para…
É uma espécie de suspense que se criou no ar, no género do anúncio do vencedor de um Óscar, mas onde toda a plateia já tem uma ideia definida de quem será anunciado.
A resposta é: Alcochete.
Segundo vários órgãos de comunicação social nacional, o Governo já decidiu e vai mesmo optar por construir o novo aeroporto em Alcochete.
Desta forma, segue as recomendações da Comissão Técnica Independente (CTI), que estudou as várias possibilidades para a futura localização.
A solução já está fechada aguardando-se o anúncio público que deverá acontecer em breve, à espera do melhor momento político para o fazer.
VINCI/ANA ainda tentou Montijo
Neste tempo intermédio, após a apresentação das conclusões pela CTI a 5 de dezembro do ano passado, a que Região de Rio Maior assistiu (veja notícia abaixo) a concessionária dos aeroportos VINCI/ANA terá tentado voltar a colocar a opção Montijo em cima da mesa.
Esta foi uma das primeiras opções a ser considerada, mas foi desde logo afastada pela falta de espaço e pelos impactes ambientais.
Aliás, a Declaração de Avaliação Ambiental caducou e o Governo recusou-se a viabilizar a sua revalidação, pondo assim termo a esta pretensão.
Alcochete está dentro da área exclusiva dada à VINCI/ANA
Está a gora por apurar como se viabilizará um aeroporto em Alcochete com o “peso nos ombros” de uma contrapartida que poderá chegar aos 5 mil milhões de euros a pagar à VINCI/ANA.
É que quando aquela empresa recebeu a concessão dos aeroportos de Portugal, reservou para si uma área de exclusividade em redor de cada um de 75 kM.
Ora, Alcochete está neste raio de influência e essa era, também, uma das vantagens apontadas a Santarém. Saia desta “zona de indemnização”.
O Governo, ao anunciar Alcochete como solução ter de lidar com esta contingência, negociando eventualmente com a VINCI/ANA uma melhor contrapartida, que viabilize financeiramente o aeroporto.
Santarém anunciou vários projetos de vulto, mas sem aeroporto, claro
No passado dia 2, no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), o Município de Santarém anunciou vários projetos de vulto que estão a acontecer no seu Concelho e que irão criar mais de 1 000 postos de trabalho.
Destaca-se o novo Hospital da Luz Ribatejo (Grupo Luz Saúde), que avança no RetailPark, e as plataformas de logística do Gualdim e em Almoster.
Presente nesta apresentação esteve também Carlos Brazão, representante dos Promotores do Aeroporto de Santarém (Magellan 500), mas não foi tido nesta equação de investimentos e postos de trabalho para Santarém.
Em estudo, naquele Consórcio Magellan 500 está a intenção de avançar com a obra em Santarém, mesmo que o Governo opte por outra localização, o que depende da reformulação do projeto e de uma nova viabilidade analisada.
Aguardemos…
Nestas imagens a apresentação das conclusões da CTI, no LNEC em Lisboa, e Carlos Brazão, no dia 5 de dezembro de 2023
[Imagens: TAP, RRM]