E se o transporte público fosse a pedido?

Há já algum tempo que a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (de que Rio Maior faz parte) desenvolveu este projeto, a que chamou USO.

É um sistema de transporte flexível, a pedido, esteve em testes no Município de Salvaterra de Magos e chega agora a Almeirim.

Como funciona?

USO é o serviço de transporte flexível da Lezíria do Tejo, em que o passageiro efetua previamente a reserva da sua viagem.

Funciona a pedido, em veículos ligeiros, para servir a população em dias ou locais em que o transporte regular em autocarros não é possível ou viável.

A pessoa interessada em informações, ou para fazer a reserva, liga para o 800 104 200, que funciona todos os dias úteis das 09h00 às 12h30. No dia seguinte, vem um táxi e transporta-a.

Este horário deve-se ao facto de no período da tarde ser necessário organizar as viagens, contatar os taxistas e confirmar as viagens aos passageiros.

O passageiro deve sempre efetuar previamente a reserva da sua viagem até ao dia útil anterior.

Na reserva da viagem, é identificada a data, paragem de origem e destino e motivo daquela viagem.

Na primeira reserva será criada a ficha do passageiro que será utilizada para futuras reservas. Se não existirem reservas a viagem não se realizará.

Neste serviço os trajetos são otimizados consoante as reservas, de forma a que o horário de chegada ao destino e o do regresso sejam garantidos.

Os horários das restantes paragens são ajustados e comunicados na confirmação da viagem no dia anterior, por SMS ou email juntamente com o código daquela reserva a validar pelo taxista aquando do início da viagem.

Excecionalmente o código pode ser transmitido por chamada telefónica.

Os percursos e os horários são definidos, de forma possível, para garantir um afastamento de 2h das normais carreiras existentes, e assim  cumprir a leal concorrência com os operadores de transportes.

Quanto custa e como se paga?

O pagamento da viagem é efetuado no início da mesma ao taxista.

Os preços variam entre os 0,75 € para 2 kM percorridos, ou os 1,75 € para 12 kM, ou ainda uns 2,20 € para 20 kM, por exemplo.

Veja aqui o tarifário:

–  Tarifário

São estas as regras básicas do serviço:

O horário de reservas será das 9h às 12h30m em dias úteis;

As viagens terão de ser reservadas até ao dia útil anterior;

Só os horários de chegada ao destino e de regresso são garantidos, os restantes são ajustados às reservas existentes;

A viagem e a confirmação do horário serão enviadas aos passageiros até às 17h30 do dia útil anterior, por SMS, e-mail ou chamada telefónica;

O pagamento da viagem será efetuado no início da mesma ao operador (táxi);

O valor da viagem corresponderá ao escalão quilométrico mais curto entre a origem e o destino;

No caso de um grupo de 2 ou mais passageiros, ou de crianças (inferior a 10 anos) acompanhadas por adultos, a reserva será conjunta, discriminando-se o nome de todos os passageiros;

No caso de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, identificada essa necessidade no momento da reserva e sempre que possível serão utilizados veículos facilmente acessíveis;

As viagens dos passageiros até aos 4 anos de idade são gratuitas.

E a Rio Maior, chegará quando? Já perguntamos e aguardamos a resposta.

 

[fonte e imagem: CIMLT]

 

 

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