Esta é uma semana de verdadeiro inverno

Esta semana de 4 a 11 de dezembro será mais fria que o normal. De autêntico inverno.

O mês de dezembro é o primeiro mês do inverno climatológico, período que os especialistas convencionaram de 1 de dezembro a 28 (ou 29) de fevereiro, se o ano for bissexto.

Segundo a “normal climatológica 1981-2010”, a temperatura média mensal de dezembro é 2.5 º C mais baixa em relação à de novembro, e em Portugal continental.

Uma “normal climatológica” é a média calculada das temperaturas registadas numa série de anos, neste caso entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 2010 (30 anos completos).

É importante utilizar uma média de longo prazo, devido à variabilidade natural do nosso clima.

A descida das temperaturas é mais moderada nas regiões do litoral e no Algarve por causa do efeito de proximidade ao mar.

O arrefecimento rápido um mês para outro, de novembro para dezembro, nem sempre acontece todos os anos, nem de forma imediata. Mas este ano, acontece.

 

Esta será uma verdadeira semana de inverno

O dia de amanhã será o mais frio destes últimos tempos e o mais frio desde o verão, com Rio maior a baixar aos 4º C de temperatura mínima e aos 11º C de máxima.

No que diz concerne à precipitação, dezembro caracteriza-se normalmente pelo domínio do fluxo zonal de oeste, com a entrada no território de cada vez mais frentes e depressões atlânticas, algumas de grande impacto, e que descarregam chuva praticamente de norte a sul do país.

 

Dezembro é o mais chuvoso do ano

De acordo com a “tal” normal climatológica 1981-2010, o mês de dezembro é o mais chuvoso do ano em Portugal continental, com médias de 134 mm.

No entanto, como já é habitual, devido à latitude, à circulação da atmosfera com influência no mar e o efeito montanhoso que vai da Serra do Montejunto à Serra da Estrela, a nebulosidade e a precipitação acabam por ser muito diferentes entre as várias regiões do país no que toca à sua distribuição e acumulação.

A exceção serão os distritos de Leiria, Santarém e Lisboa, onde em média a precipitação é mais abundante e expressiva no mês de novembro, com o de dezembro a surgir logo de seguida.

 

Temperatura volta a subir pelo Natal

De acordo com a última atualização do modelo de referência da Meteored (ECMWF), uma grande parte do mês de dezembro poderá registar temperaturas superiores à média climatológica de referência.

Mais 1 º C a 3 º C acima da média é o esperado entre os dias 11 e 18 de dezembro, 18 e 25 e 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2024.

 

[Imagens: IPMA, Meteored]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments