A campanha de sensibilização da Evax contra a pobreza menstrual em contexto escolar terminou com sucesso.
Foi alcançado o objetivo de apoiar jovens em situação de vulnerabilidade, com a doação de 1,2 milhões de pensos higiénicos.
Em Portugal, 12% das raparigas faltam à escola devido à falta de condições para adquirir produtos de higiene menstrual, segundo o estudo ‘A Pobreza Menstrual em Portugal’, promovido pela Evax.
Desenvolvida em parceria com a Entrajuda, a iniciativa garantirá que cerca de 5 000 raparigas tenham acesso a pensos higiénicos todos os meses durante um ano através do Banco de Bens Doados.
A Evax comprometeu-se a contribuir para este programa com um penso higiénico por cada pack Evax CottonLike ou Evax Liberty que vendesse no mercado. O objetivo é combater a pobreza menstrual em ambiente escolar.
Com esta ação, a Evax quis dar resposta a uma realidade desconhecida por muitos. A iniciativa teve um impacto positivo na vida de milhares de raparigas que enfrentam dificuldades para adquirir produtos de higiene menstrual, essenciais para a sua saúde e bem-estar.
Muitas jovens faltam à escola por não terem condições para comprar produtos de higiene
“Em 2024, a pobreza menstrual continua a ser uma realidade que afeta muitas jovens em Portugal. Muitas faltam à escola por não terem condições para comprar produtos de higiene menstrual. Com esta campanha, a Evax pretende apoiar jovens que sofrem de absentismo escolar por não poderem adquirir esses produtos. Além disso, a marca quer amplificar esta realidade oculta”, explicou Irene Pérez Merino, Brand Manager da Evax.
O Lar de Santa Cruz, em Matosinhos, uma das associações beneficiadas pela campanha, expressou feedback positivo. “Este apoio é fundamental para nós. Sendo uma Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo, que acolhe adolescentes do sexo feminino, é crucial promover uma boa higiene menstrual. A ajuda que recebemos permitirá garantir que as nossas jovens tenham menos uma preocupação nas suas vidas já tão atribuladas. Muito obrigada”, disseram.
Também o Instituto Madre Matilde, na Póvoa de Varzim, destacou a importância da campanha. “É uma mais-valia para que as jovens acolhidas se sintam acarinhadas e possam, como as jovens não acolhidas, manter hábitos de higiene feminina essenciais para o seu bem-estar físico e emocional.”
23,5% das raparigas recorrem a alternativas
O estudo promovido pela Evax e realizado pela Spirituc – Investigação Aplicada revelou que 23,5% das raparigas entre os 18 e 24 anos já recorreram a alternativas como lenços higiénicos, um segundo par de cuecas, algodão, roupa velha ou meias por não conseguirem comprar produtos menstruais.
Além disso, 17,2% das raparigas conhecem alguém que já faltou às aulas por não ter produtos menstruais. Por fim, 25,5% das raparigas indicaram que já tiveram amigas que lhes pediram produtos menstruais por não conseguirem comprá-los.
O estudo também destacou a baixa autoestima destas jovens. Elas usaram expressões como ‘envergonhada’, ‘triste’, ‘mal’, ‘suja’, ‘vulnerável’, ‘nojenta’, ‘desconfortável’, ‘inútil’ ou ‘diferente’ para descrever como se sentiram por faltar às aulas devido à falta de produtos menstruais.