A Feira Nacional da Cebola, em Rio Maior, foi ontem inaugurada.
Individualidades presentes, desde toda a Câmara local, presidida por Filipe Santana Dias, Presidentes de Junta de Freguesia, os Deputados João Moura (PSD) e Isaura Morais (PSD) que acumula com a Presidência da Assembleia Municipal.
De fora, Cantanhede fez-se representar pela Vereadora Célia Simões, que esteve presente porque Rio Maior é geminado com aquele Concelho e Vila Nova da Barquinha, mas só aquele “troca presenças” em Feiras e eventos com Rio Maior.
De Caldas da Rainha, o seu Presidente Vítor Marques e o Tesoureiro da Junta de Alvorninha, Felisberto Rogério, a “fornecedora” de Ceboleiros à Feira, também conhecida por FRIMOR.
Dos discursos, os habituais agradecimentos e parabenizações e… a saúde.
Quer Vítor Marques, quer Filipe Santana Dias se referiram ao assunto saúde, mas numa perspetiva mais abrangente.
Sem nunca referirem, em concreto, o “Novo Hospital do Oeste” e o “problema” paras estes Concelhos de ter sido decidida a sua construção no Bombarral, ao invés de Caldas da Rainha como pretendiam, abordaram o tema na generalidade.
Filipe Santana Dias resolveu mesmo focar os holofotes na transferência de competências do Estado Central para os Municípios referindo-se ao desacerto de posições que existirá quanto ao Centro de Saúde de Rio Maior.
A Administração Central quantificou investimentos naquelas instalações na ordem dos 400 mil euros e o Município diz custarem cerca de 2,4 milhões, nas suas contas.
Para uns discurso assertivo, para outros desfocado do Evento, serviu de “entrada” ao passeio que se realizou de seguida pelo Certame.
De Feira, tivemos já ontem a atuação de Quim Barreiros, hoje sobem ao palco os Hybrid Theory, num tributo aos Linkin Park, amanhã os D.A.M.A. e no domingo o Festival de Bandas Filarmónicas.
Destes, os Hybrid Theory e os D.A.M.A. envolvem a compra de bilhete de ingresso.
FRIMOR – Feira Nacional da Cebola, em Rio Maior, até domingo e também com doçaria, jogos tradicionais, artesanato, divertimentos, exposição agroalimentar e empresarial e restauração.
O peso da cebola e um olhar para o futuro…
Uma amostra dos “cabos de cebola” e dos visitantes
Luis Santana Dias e Vítor Marques, Presidentes das Câmaras de Rio Maior e Caldas da Rainha