Março, marçagão… mas é fevereiro que vai mostrar as duas caras. Depois de uma amostra de Primavera, regressa o tempo mais frio com chuva e alguma neve nas terras altas.
E parece que, segundo as previsões do IPMA, tudo começa amanhã, 5ª feira.
O mau tempo está de volta prevendo-se aguaceiros ou chuva em todo o território de Portugal Continental, com o IPMA a colocar sete distritos sob alerta laranja devido à agitação marítima, com ondas que poderão chegar aos 12 metros de altura no litoral do país.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Braga e Leiria, têm previstas ondas com cinco a sete metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.
Este aviso amarelo entra em vigor às 12h00 de 5ª feira, passando depois para aviso laranja até à manhã de 6ª feira, 7h00.
Ar polar da Gronelândia entra pelo Atlântico
O frio deve regressar assim a todos os distritos de Portugal Continental com as temperaturas máximas a descer entre 8ºC e 11ºC, devido à chegada de uma massa de ar polar vinda da Gronelândia, que entra pelo Oceano Atlântico.
Para amanhã estão previstos aguaceiros ou chuva para todos os distritos do Continente, sobretudo no norte do país, onde o vento será moderado a forte com rajadas que podem atingir os 60 km/h.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, e o amarelo quando “há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.”
Na região de Rio Maior o IPMA prevê uma probabilidade de chuva entre os 100% e os 80% até 2ª feira, dia 26 de fevereiro, com a temperatura máxima a descer dos 20ºC de hoje, até aos 14ºC e 15ºC de 6ª feira e sábado.
A mínima mantêm-se nos 7ºC a 8ºC.
Nesta imagem de satélite (Meteored) é visível o avanço das nuvens sobre a Península ibérica e a parte Norte e Centro de Portugal.
[Fonte e Imagens: IPMA, Meteored]