Fumo do Canadá chegou a Rio Maior

     

Parece impossível, mas é verdade. A nuvem de partículas de fumo dos incêndios do Canadá chegou ontem à tarde a Portugal Continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De costa a costa, atravessando o oceano atlântico, são mais de 5 000 kM.

Esta nuvem é constituída por partículas muito pequenas e por gases dos incêndios que têm afetado o Canadá, principalmente, dióxido e monóxido de carbono.

As partículas chegaram aos Açores neste domingo, e ontem atingiram o continente na região Norte e Centro, entrando pela parte norte de Lisboa afetando sobre esta madrugada toda esta região de Rio Maior (ver fotos – imagem tirada no centro da cidade de Rio Maior).

“Esta nuvem não deverá afetar as populações abaixo dos 1.100 m de altitude. No entanto, deverá causar uma redução de visibilidade e uma redução do brilho do sol, bem como do tom azul do céu”, diz ainda o IPMA.

Dos cerca de 400 incêndios florestais ativos no Canadá, quase metade está fora de controlo. Só na província do Quebeque há 150 incêndios florestais.

140 portugueses foram combater os incêndios

Portugal enviou 140 operacionais para o Canadá, para auxílio no combate aos incêndios, integrados numa Força Especial da União Europeia, onde também estão bombeiros de Espanha e França.

São elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Partiram a 9 de junho, e vão intervir na província do Quebeque.

Nesta Força Especial seguiu o jovem Luís Colaço, natural de Rio Maior (Asseiceira), integrado na Força da ANEPC.

Na imagem de satélite o círculo branco assinala o ponto de entrada da nuvem de fumo. Rio maior situa-se mais a norte e está envolto na rota de circulação da nuvem.

[imagens: RRM, BBC News, NBC e Meteo Trás os Montes]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments