Hoje é Dia da Europa, Schuman deu o passo

Celebra-se hoje o Dia da Europa, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, e que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida.

O Dia da Europa foi celebrado, pela primeira vez, em 1986.

Inicialmente, é dirigido à comunidade escolar, para transmitir e formar as crianças e jovens europeus nos princípio e valores de uma Europa Unida.

Hoje um dos símbolos da União Europeia (EU), constitui uma oportunidade para desenvolver atividades que aproximem a Europa dos seus cidadãos e cidadãs.

     

Robert Schuman e o momento da sua Declaração

 

A Declaração do visionário Schuman

O Dia da Europa celebra-se a 9 de maio, porque evoca a Declaração Schuman, que foi proferida a 9 de maio de 1950.

A Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, faz hoje 74 anos.

Eram 16 horas, e na Sala do Relógio do Quai d’Orsay, em Paris (França) o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês fez publicamente a proposta de se criar uma entidade europeia supranacional.

Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião do que foi a Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia.

Schuman declarou: “(…) A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto. A união das nações europeias exige que seja eliminada a secular oposição entre a França e a Alemanha (…)”.

 

Portugal e Espanha aderem em 1985, na 3ª ronda

Um ano antes de ser comemorado este Dia da Europa, a 12 de junho de 1985, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Adesão às então Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).

Foi o terceiro alargamento que a então CEE teve, hoje União Europeia e com 27 Estados-Membros. Até hoje houve sete alargamentos, verificando-se apenas uma saída, a do Reino Unido a 31 de janeiro de 2020.

 

[Imagens: obtidas no Eurocid]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments