Neste mesmo dia, 2 de agosto, vieram ao mundo 3 músicos e cantores portugueses, um já falecido, e dois ainda no ativo, e bem.
Zeca Afonso
Faria hoje 94 anos: José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, conhecido pelo diminutivo familiar de Zeca Afonso.
Nasceu em Aveiro a 2 de agosto de 1929, e veio a falecer em Setúbal a 23 de fevereiro de 1987 (tinha 57 anos).
Foi cantor e compositor, e do vasto reportório, ficou por exemplo a “Grândola, Vila Morena” que foi utilizada pelo Movimento das Forças Armadas para confirmar que a Revolução do 25 de Abril estava em marcha.
Carlos Alberto Moniz
Faz hoje 75 anos: Carlos Alberto de Menezes Moniz.
Nasceu na Ilha Terceira (Açores), a 2 de agosto de 1948.
Artista, apresentador, maestro, músico e compositor, participou em espetáculos em Portugal e no estrangeiro com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Carlos Paredes, com os quais gravou vários discos.
Foi casado com Idália Serrão (na altura Idália Moniz), natural da vizinha Almoster (Santarém), onde foi Presidente da Junta de Freguesia e mais tarde candidata à Câmara de Santarém.
Carlos Alberto Moniz é o pai da atriz e cantora Lúcia Moniz.
António Manuel Ribeiro
Faz hoje 69 anos: António Manuel Ribeiro Alves.
Nasceu em Almada, também no dia 2 de agosto de 1954.
É um músico, cantor, poeta e líder da banda portuguesa de rock UHF. Compositor da maioria dos temas editados, quer a solo quer com a banda, abraçou também os livros e as canções com a sua poesia. Tornou-se num dos melhores poetas-rock, podendo ser considerado o fundador desse movimento em Portugal.
[imagens: Expresso, Mário Galiano]