Pe. Rafał (Raphael)
O Padre Raphael, é Dominicano, também vem da Polónia e é o responsável por um dos grupos, prestes a sair quando fizemos esta entrevista no domingo, já pós o jantar.
A viagem será de Rio Maior a Santiago de Compostela (norte de Espanha), onde visitarão a Catedral, de seguida em direção a Paris, onde estarão 1 dia e depois, de regresso a casa.
RRM: O que fica nestes jovens depois destes dias em Portugal, na Jornada?
PR: Na minha opinião é sobretudo a grande alegria. Há tantos Jovens que pertencem e amam a Deus e puderam estar juntos, vindos de muitas nações e línguas, orando juntos, numa só alma.
Foi uma grande oportunidade de ver que não estamos sós na nossa Fé, mas há muitos mais como nós por todo o Mundo. Há muitos Cristãos no Mundo o que nos dá uma grande esperança de uma Igreja Jovem.
Quando envelhecemos perdemos inovação
RRM: O Papa disse que os jovens não deviam ter medo. Na sua opinião qual deve ser o papel desta Juventude na mudança do Mundo, encarando todos os problemas que temos?
PR: Penso que quando olho para os Jovens sei que são criativos e têm boas ideias. Quando envelhecemos perdemos um pouco dessa inovação, dessa energia e essa forma de ver o Mundo.
Ficamos mais pragmáticos, mas eles são mais idealistas e têm a vitalidade e força de mudar o Mundo, como Cristo fez e continua a fazer.
Devemos também fazer algo
RRM: Vem da Polónia e está perto desta crise que assola a Ucrânia, provocada pela Rússia, qual poderá ser o papel dos Jovens nesta resolução?
PR: Em primeiro lugar acho que devemos ser sempre a parte pacífica, ter paz nos nossos corações, rezar por todos e talvez aí Deus encoraje a todos para resolver este problema.
Rezar é uma parte, mas devemos também fazer algo, e aqui olhar por todos aqueles Jovens que são voluntários neste conflito, em todas as frentes e lados, e os tantos que perdem a vida.
Há muitas pessoas de boa vontade que querem mudar a situação e acabar com o conflito, de ambos os lados.
De seguida, Raphael e os seus seguiram viagem rumo a norte, aproveitando a noite.