Cerca de 100 jovens riomaiorenses, entre rapazes e raparigas, rumaram hoje à Base à Base Aérea nº 5, em Mote Real, para a sua apresentação no Dia da Defesa Nacional (DDN).
Manhã cedo, cerca das 7h30, saíram de Rio Maior os 2 autocarros que levam estes jovens a participar nas atividades que substituíram a “inspeção militar” de outrora, quando o Serviço Militar ainda era obrigatório (SMO).
Na próxima 2ª feira, 25, está prevista nova saída em direção a Monte Real para mais um grupo de cerca de 70 jovens de todo o concelho.
De SMO a DDN
O Dia da Defesa Nacional é uma atividade de caráter obrigatório em Portugal, que pretende sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos, dando a conhecer as missões e organização das Forças Armadas.
Este Dia foi criado em 2004, com o fim do SMO, e tornou-se um dever militar obrigatório para todos os cidadãos portugueses com 18 anos de idade, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e respetivo Regulamento.
Em 2009, o recenseamento militar passou a ser universal, abrangendo todos os homens e mulheres, e automático (deixando de ser necessária a deslocação à câmara municipal ou posto consular da sua área de residência), estando assim os cidadãos de ambos os sexos sujeitos aos mesmos deveres militares.
Dos 18 aos 35 anos de idade “todos somos militares”
Desta forma, todos os cidadãos portugueses encontram-se sujeitos às obrigações militares, dos 18 aos 35 anos de idade, encontrando-se numa de três situações:
na Reserva de Recrutamento, a partir do ano em que completam 18 anos de idade e até aos 35 anos;
em Serviço Efetivo, se estiverem a prestar serviço militar num dos ramos das Forças Armadas;
ou, na Reserva de Disponibilidade, após a prestação do serviço militar e até aos 35 anos de idade.
Hoje e 2ª feira, estes jovens vão ouvir e participar nos temas sobre as diferentes dimensões de cidadania, as instituições presentes nos diferentes setores da sociedade civil e sobre as missões essenciais e organização dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea).
Também são apresentadas as principais ameaças e riscos à sociedade portuguesa e as diferentes formas de prestação de Serviço Militar.
Imagens colhidas esta manhã na Av. Paulo VI, em Rio Maior. O lugar destinado a autocarros na Praça da República estava ocupado por outras viaturas.
[imagens: SAG]