Os lares para idosos no distrito de Santarém registaram uma taxa de 77% de avaliações positivas, e estão acima do valor a nível nacional que é de 60%.
O estudo foi realizado pelas Lares Online, uma plataforma líder em Portugal na referenciação segura de lares para idosos, que organiza o Índice de Satisfação em Lar.
Na base desta conclusão estão as opiniões de utentes e familiares que utilizaram o site avaliarlares.pt em 2023, que sublinha a qualidade dos serviços prestados na região.
Nas cinco categorias avaliadas, as condições das instalações destacaram-se com 85% de avaliações positivas. Seguiram-se as avaliações ao cuidado dos profissionais, com 81%, e a higiene do lar, com 77%. A qualidade da comida teve uma avaliação de 69% por parte dos inquiridos, tal como os cuidados de saúde prestados pelo lar.
“Este Índice de Satisfação indica uma realidade que é bastante mais favorável do que se tende a acreditar. Os resultados obtidos pelos lares do distrito de Santarém demonstram o compromisso destes estabelecimentos em oferecer cuidados de alta qualidade e um ambiente acolhedor para os seus residentes. Indicam, também, que o setor do cuidado para os idosos em Portugal está num caminho promissor”, salienta Marina Lopes, CEO da Lares Online.
Por outro lado, apenas 4% dos inquiridos na região de Santarém deram uma avaliação negativa, uma percentagem bastante inferior à média nacional de 26%. Este é um resultado que evidencia a elevada satisfação com os lares do distrito, colocando-os acima dos valores a nível nacional.
Para o desenvolvimento deste estudo, foram inquiridos quatro grupos com diferentes relações com os lares avaliados: os colaboradores do lar, visitantes, residentes e familiares de residentes.
Viseu e Guarda têm a maior percentagem de avaliações positivas (89%), sendo que é Beja o distrito com maior avaliação negativa (85%).
https://drive.google.com/file/d/1x12V8NrJ7r37F3eAJXR8gpsmS9sCY3RA/view
Metodologia do Índice de Satisfação em Lar de Idosos
Para a realização deste índice, foram recolhidas 423 apreciações, e o número de lares únicos avaliados foi 341. As respostas foram recolhidas a partir do site avaliarlares.pt, um projeto criado pela Lares Online, em 2023.
Relativamente à metodologia, foram analisados parâmetros relativamente à higiene do lar, à comida do lar, às condições de instalações do lar, aos cuidados de saúde prestados pelo lar e ao cuidado dos profissionais do lar. Foi ainda pedida uma descrição qualitativa da experiência em lar.
O objetivo do projeto é ajudar as famílias a fazerem escolhas mais seguras, identificar os bons lares portugueses e construir um setor mais transparente e íntegro. Anualmente, serão comunicadas as conclusões das apreciações feitas no avaliarlares.pt, sendo que a Lares Online mantém o compromisso de enviar, mensalmente, à Segurança Social um relatório com os lares de risco.