Legislativas: Rio Maior em altas

Com o processo de constituição de Listas a terminar, com a sua entrega para validação no Tribunal, em Santarém, os candidatos são conhecidos e estão prontos para entrar em pré-Campanha. Rio Maior está em altas.

Depois do que noticiamos a 15 de janeiro, onde o Volt, a Iniciativa Liberal (IL), a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) (AD), Coligação Democrática Unitária (PCP/Os Verdes) (CDU) e o Bloco de Esquerda (BE) já tinham anunciado os seus Cabeças de Lista, outros Partidos agora candidatos também já o fizeram, incluindo os restantes membros das suas Listas.

De notar, que sendo o dia 29 de janeiro o prazo para a apresentação de Listas no Tribunal de Santarém, podem surgir ainda outras candidaturas.

 

Depois de 5 anunciados, surgem mais 3 Cabeças de Lista

O Partido Socialista (PS) avança de novo com Alexandra Leitão, o Chega (CH) repete Pedro Frazão e o Livre apresenta Pedro Mendonça.

Alexandra Leitão é agora a nº2 do PS, após estas eleições internas que elegeram Pedro Nuno Santos como Secretário-Geral, estando também a seu cargo a elaboração do programa eleitoral que este partido irá apresentar às eleições.

Doutorada em Direito, já foi Secretária de Estado da Educação, Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e ocupava agora o lugar de Deputada na Assembleia da República (AR).

Pedro Frazão, do Chega!, é médico-veterinário, vice-presidente do Chega, Vereador na Câmara Municipal de Santarém e ocupava também o lugar de Deputado na AR.

Do Livre, Pedro Mendonça, vem do Cartaxo, é gestor cultural e assessor político e de imprensa de Rui Tavares, o único Deputado do Livre na AR.

           

Alexandra Leitão (PS), Pedro Frazão (CH) e Pedro Mendonça (LIVRE)

 

Rio Maior em altas

Mas, há mais candidatos nas Listas e envolvidos neste processo eleitoral.

Rio Maior tem vários candidatos e envolvidos neste “processo” de eleições garantindo posição política no Distrito.

Para além de João Seilá, que encabeça a Lista da IL, Isaura Morais repete a sua candidatura e é a 3ª na Lista da AD por Santarém, sendo previsível a sua eleição mais uma vez.

Nesta mesma Lista da AD, Miguel Santos, atual Vereador da Coligação (PSD/CDS) na Câmara de Rio Maior foi o indicado pelo CDS para o 7º lugar.

Também a CDU reservou uma posição para Augusto Figueiredo, professor e ex-Vereador na Câmara de Rio Maior, sendo o 12º da Lista, ou seja, o 3º suplente.

Do lado do PS, Miguel Paulo, presidente da Concelhia daquele partido, candidato à Câmara em 2021 e hoje Vereador na oposição, irá coordenar o programa eleitoral no Distrito.

Recorde-se, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou a dissolução da Assembleia da República a 15 de janeiro e marcou eleições legislativas para o dia 10 de março.

As candidaturas às eleições legislativas antecipadas de 10 de março podem ser apresentadas até 29 de janeiro, enquanto as coligações entre partidos têm de ser comunicadas até um dia antes, segundo o calendário divulgado ontem pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) .

A campanha eleitoral decorrerá entre 25 de fevereiro e 8 de março, guardando-se o dia 9 para reflexão e no dia 10, o País vai a votos.

     

Isaura Morais e Miguel Santos, candidatos pela AD

       

Augusto Figueiredo, candidato pela CDU e Miguel Paulo, coordena o programa político distrital do PS

[Imagens: oficiais e EPV]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments