Novo Aeroporto: Vendas Novas pressiona, Santarém responde

No desenvolvimento do assunto do Novo Aeroporto, Alcochete tinha ganho força “na opinião dos meios”, Santarém é longe para o Ministro, mas Vendas Novas (que já foi Pegões) ganha agora uma “força ambiental”. Mas Santarém não desiste.

Na área de serviço de Vendas Novas, na A6, a norte e do lado esquerdo como quem vai da A2 para Évora, quem olha em redor vê eucaliptos, pinheiros e sobreiros.

Aí mesmo, está a ser avaliada a construção do Novo Aeroporto, numa área que chega à linha de caminho de ferro do Alentejo, entre as localidades de Bombel e Piçarras.

Segundo alguns especialistas, a solução de Vendas Novas seria a que menos impacto ambiental teria e, portanto, tem de ser “levada muito a sério”.

Se a 80 kMs de distância de Lisboa, Santarém “é longe” para o Ministro, Vendas Novas a 75 kMs ainda não mereceu comentário.

 

Mas, Santarém não desiste e argumenta

Por outro lado, o Promotor do projeto de construção do aeroporto em Santarém, afirmou que uma infraestrutura aeroportuária “tem tudo para ser uma centralidade global” e pode ser “uma grande forma de aliviar a pressão habitacional que existe em Lisboa”.

E que a Região Centro “pode ser o fiel da balança” na escolha da localização de Santarém.

Carlos Brazão, que representa o projeto Magellan 500, falava ontem no debate “Aeroporto em Santarém – a escolha certa?”, em Santarém, promovido pelo Guia Comércio de Santarém/Cariz Observador.

Disse também, que num “círculo de 20 quilómetros à volta do centro do aeroporto do ‘Magellan 500’ há nove sedes de município, das quais quatro são cidades”, enquanto “num raio de 20 quilómetros há volta do centro da localização do aeroporto em Alcochete não há uma única sede de município”.

 

Região Centro defende Santarém

Nesse mesmo debate, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, salientou que “a melhor solução” para os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela “é Santarém”, porque é o projeto “que fica mais próximo” da região, que representa um quarto do território nacional.

Para o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, um aeroporto na margem sul não beneficia as populações da região Centro, pelo que o projeto de Santarém “deverá merecer uma análise muito fundamentada sobre as suas vantagens relativamente à sua concretização”.

Recorde-se que Santarém já recebeu apoio da CIM de Leiria, tanto mais que é a melhor solução económica para o Estado português, “porque há interessados privados” em fazer o investimento.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, a presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Anabela Freitas, os representantes da Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT), Rui Serrano, e da Aliança Empresarial do Distrito de Santarém, David Dias, também defenderam a localização em Santarém, nomeadamente por ser de iniciativa privada.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, defendeu que “isto não é um projeto de Santarém, é um projeto do país”, salientando que “sendo em Santarém também é o projeto que melhor ajuda a região de Lisboa”.

Ricardo Gonçalves considera ainda que Vendas Novas “tem os seus méritos”, mas fica na margem sul, com as dificuldades de acessibilidades, e notou que a terceira travessia está prevista só para 2050.

 

9 locais em estudo, Pegões passou a Vendas Novas em maio

Em 27 de abril, a Comissão Técnica Independente (CTI) anunciou 9 opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo:

Portela + Montijo

Montijo + Portela

Alcochete

Portela + Santarém

Santarém

Portela + Alcochete

Portela + Pegões

Rio Frio + Poceirão

Pegões

Ora, desde maio deste ano que Pegões passou a designar-se por Vendas Novas porque o Município local analisou as hipotéticas implantações e concluiu que assentavam naquele território.

O relatório da CTI deverá estar pronto para consulta pública em finais deste mês ou início de novembro, para a conclusão dos trabalhos até 31 de dezembro, onde haverá a entrega de um Relatório Final ao Governo.

 

[imagem: TAP]

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