As Infraestruturas de Portugal (IP), na obra do IC2 levada a cabo pela empresa JJR Construções, incorporou o material britado das lajes de betão do antigo piso na nova pavimentação.
É uma reabilitação funcional e estrutural do pavimento do IC2 que promove uma valorização dos resíduos, através da incorporação do material britado das lajes de betão demolido na camada subjacente às camadas em misturas betuminosas e a sua reutilização em outras estruturas de pavimentação.
Segundo a IP “é uma solução sustentável na reabilitação do pavimento”.
Os resíduos restantes das lajes seguiram um processo de certificação de forma a contribuir para a Circularidade na Construção.
As imagens são relativas intervenção realizada no troço entre os Km 72 e 73, na zona de Rio Maior.
Ainda segundo a IP, esta é uma “solução inovadora que assegura um comportamento homogéneo do pavimento em toda a área, dando mais garantias de desempenho ao longo da sua vida útil e, simultaneamente, constitui um forte contributo para o desenvolvimento de novas soluções de construção sustentáveis e resilientes”.
A empreitada em curso visa a beneficiação integral do troço do IC2, com mais de 20 quilómetros de extensão, entre Asseiceira e Freires.
Tem como principais objetivos o reforço das condições de segurança e mobilidade dos milhares de utilizadores que diariamente circulam nesta via que serve diretamente os concelhos de Rio Maior e de Alcobaça.
Lembre-se que desde 21 de março deste ano que o trânsito circula pela “velha” EN1, entre Asseiceira e Alto da Serra, cruzando a estrada principal em Asseiceira e a Av. dos Combatentes na cidade de Rio Maior.
O plano é permanecer assim até fim de outubro (7 meses eram previstos) para que possam ser concluídos os trabalhos no IC2, mas estando a decorrer a bom ritmo, e até com condições climatéricas favoráveis, tudo indica que este prazo até possa ser antecipado.
Mas ainda não há essa confirmação por parte da IP.
[imagens: IP, RRM]