Moda de usar um ananás invertido num supermercado para potenciar “encontros amorosos” chega a Rio Maior.
Colocar um ananás no carrinho de compras e seguir para a secção dos vinhos nos supermercados espanhóis Mercadona, entre as 19h00 e as 20h00, tornou-se um sinal de que se está à procura de um encontro amoroso.
Esta “moda” assumiu uma proporção tal que na cidade de Bilbao, em Espanha, o segurança de um Mercadona teve de acionar o procedimento de segurança e chamar a polícia para dispersar um ajuntamento na secção da fruta e dos legumes.
A maioria dos envolvidos eram jovens, que se divertiam com a “nova tendência” de agendamento de encontros amorosos e acabou por não haver detidos pela polícia.
Em Portugal, o boato deste “sistema para encontros” chegou neste fim de agosto e rapidamente se transformou em tema de anedota junto da população, sendo pulverizado nas redes sociais.
Os supermercados Mercadona não comentam a situação e, se o fizessem, talvez até tivessem de agradecer a “publicidade gratuita” que lhes foi dada, ao ponto de já ser apelidado como o “novo Tinder” (Tinder é uma famosa aplicação online para namoro e relações sociais).
Mas afinal, como terá surgido?
A ideia terá começado como uma brincadeira e foi amplificada pela atriz Vivy Lin, com forte presença nas redes sociais, que partilhou um vídeo no TikTok, a 28 de agosto, onde dizia que havia pessoas a visitar o Mercadona entre as 19h00 e as 20h00 para conhecer potenciais parceiros.
E disse isto porque ouviu uma participante no programa “First Dates” ter dito que o fazia, este que é um programa de reality show emitido originalmente pelo Channel 4, um canal britânico, e que tem uma versão espanhola.
Em Portugal, os direitos pertencem à TVI que o exibiu como “Firts Dates – o primeiro encontro”.
O mercado não perdeu a oportunidade e foram várias as marcas de produtos e cadeias de supermercados que tiraram proveito deste boato e montaram as suas campanhas publicitárias: Lidl, Intermarché, Águas Monchique…
Até a divisão da PSP de Setúbal fez um apelo:
“Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, conduza com precaução, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança. PSP sempre presente!”
Isto, porque a determinada altura se começou a dizer que para além do ananás invertido no carrinho de compras e na secção dos vinhos… era preciso dar um encontro no carrinho do “alvo a abater”…
E a moda chegou a Rio Maior…
A oportunidade não foi perdida e a Cooperativa Agrícola de Rio Maior, na sua nova Loja, colocou o seu manequim do Salineiro ao serviço:
– um adorno em forma de ananás preso ao colete e uma garrafa de branco num dos braços apelam ao “encontro amoroso”… na secção de limpeza.
Se houve ou não muitos encontros amorosos (e se foram limpinhos)… não sabemos.