Desculpem, mas a culpa agora é do Margot.
O furacão Margot (categoria 1), encontrava-se, às 09h UTC de hoje (dia 14 de setembro), a cerca de 900 km a oeste (W) das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 979 hPa.
Segundo as previsões do National Hurricane Center (NHC), o Margot encontra-se em fase de desintensificação, e passou hoje a tempestade tropical, dia 14 de setembro, há poucas horas.
Mas, não se prevendo que o ciclone tropical Margot atravesse o Arquipélago dos Açores, a sua influência deverá continuar a sentir-se até 6ª feira, com ocorrência de precipitação que será por vezes FORTE e acompanhada de trovoada, devido a aproximação de bandas de precipitação (spiral rainband) provenientes do ciclone tropical.
Nestas condições, o IPMA prolongou os avisos de precipitação acompanhada de trovoada até ao início da tarde de sexta-feira, dia 15 de setembro.
Todo este cenário acaba por influenciar o Continente e, na região de Rio Maior, prevê-se chuva de 6ª feira a 2ª feira, com especial incidência no sábado, onde a probabilidade é de 100%, segundo o IPMA.
As temperaturas mínimas arrefecem dos 18ºC para os 15ºC e as máximas descem aos 24ºC, quando hoje estiveram nos 30ºC.
É o outona que se aproxima. E o Margot que nos visita…
[Fonte e imagens: IPMA, Hurricanes.gov]