Politécnico de Santarém celebra 45 anos, em Rio Maior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) comemorou ontem o seu 45º aniversário em Rio Maior.

O Auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, encheu para receber alunos, ex-alunos, funcionários, convidados e entidades.

Entre as várias intervenções, João Moutão, Presidente do IPSantarém (e ex-Diretor da ESDRM), salientou a envolvência do Politécnico com a sua região, estando presente em 2 Municípios do Distrito (Santarém e Rio Maior) e tendo relações diretas com 9 dos 21 Municípios deste Distrito.

Anunciou ainda a já criada Unidade de Investigação em Desporto, que envolve vários Politécnicos do País, entre os quais Castelo Branco, Coimbra e Santarém, cuja sede ficará em Rio Maior.

 

Mais autonomia e planeamento a longo prazo, com Parceiros

Fernando Alexandre, o Ministro da Educação, salientou o papel dos Politécnicos e das Escolas nos territórios onde se encontram para o desenvolvimento local e social. Além disso, defendeu uma maior autonomia financeira para estes Institutos.

Disse mesmo que “o financiamento dos Politécnicos deveria estar desligado dos ciclos políticos e deveriam estabelecer parcerias de longo prazo que dêem mais estabilidade”, referindo o planeamento mínimo a 10 anos como o ideal para o desenvolvimento da ação dos Institutos e Escolas politécnicas.

“Há a obrigação de pensar o futuro, e se há instituições com essa obrigação, são as de ensino”, afirmou.

Por último, apelou à Comunidade ali presente para que “quando os Politécnicos vierem ao Ministro apresentar os seus projetos de médio e longo prazo, não venham sozinhos. Tragam os Parceiros”.

Durante esta Cerimónia, a organização distinguiu ex-alunos do Politécnico que hoje têm carreiras profissionais de destaque. Além disso, homenageou professores e funcionários do Instituto que passaram à condição de aposentados.

No final, inspirados na Seleção Nacional de Futebol, foram oferecidas camisolas a Maria José Fernandes, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, como sendo a nº 7, a “Cristiano Ronaldo” e a Fernando Alexandre, o Ministro da Educação, o nº 10, de “MECI”… mas com o significado de Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments