O Município de Pombal celebrou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) um acordo que lhe permite investir 22,5 milhões de euros durante os próximos 6 anos em habitação.
Este acordo foi homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e está no âmbito do Programa 1º Direito, promovido pelo Estado Português.
O maior investimento de sempre em habitação
“Este é o maior volume de investimento de sempre realizado em habitação em Pombal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão (PSD).
Disse ainda, tratar-se de um “passo muito relevante no sentido de encontrarmos, em conjunto, soluções práticas e concretas para um dos desafios mais importantes e complexos que o nosso País enfrenta: a falta de habitação condigna e a escassez de soluções de habitação para pessoas em situações sociais frágeis e para as famílias em geral”.
Pedro Pimpão considera também que a assinatura deste acordo “aumenta as nossas responsabilidades, mas que nos centra no nosso foco de trabalharmos para as pessoas e, assim, contribuirmos para fixarmos pessoas nos nossos territórios”. “E para o desígnio maior de aumentar a qualidade de vida e bem-estar dos pombalenses”, disse.
O acordo de colaboração celebrado entre o Município de Pombal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana garantirá, através do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito, o acesso à habitação digna a 193 famílias.
Reabilitação, construção e aquisição de prédios ou frações
Em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados identificados, o município promoverá diretamente soluções que passam pela reabilitação de frações ou de prédios habitacionais; a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais; e a aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.
O valor total do investimento atinge os 22,5 milhões de euros, financiado pelo IHRU até ao valor máximo de cerca de 18 milhões de euros, sendo 7,6 milhões sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e 10,4 milhões a título de empréstimo bonificado. O Município de Pombal terá de suportar cerca de 4,4 milhões de euros.
[imagem: Município de Pombal]