Primavera: poeira, calor, chuva e frio

Desde esta 4ª feira, 20 de março, que a Primavera se instalou com tendência para tempo quente, mas também muita poeira… ao que se segue chuva e frio.

Eram 3h06 da manhã, em Portugal Continental, no dia 20, quando se deu o equinócio da primavera, que é como quem diz, o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste, e chegou a Primavera.

No hemisfério Norte é conhecida como primavera boreal e inicia-se por volta de 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho.

Já no hemisfério Sul é conhecida como primavera austral e inicia-se por volta de 22 de setembro com o fim por volta do dia 21 de dezembro.

 

E uma depressão trouxe as poeiras do Saara

Ao mesmo tempo, e devido à passagem de uma depressão, chegaram as famosas poeiras do Norte de África, sobretudo vindas do Saara.

Desde 4ª feira que têm atingido o sul da Península Ibérica, Algarve e Alentejo, tendo-se avistado com maior intensidade em Rio Maior nesta madrugada e manhã.

O amanhecer de hoje foi “amarelado” e ficou bem patente nos tejadilhos e capots dos automóveis.

Estas poeiras do Saara vão trazer tempo quente, mas também uma má qualidade do ar em muitas regiões do país, alertando a Direção Geral de Saúde para os cuidados a ter, sobretudo quem mais sofre de problemas respiratórios.

Limitar a atividade física e permanência ao ar livre é o conselho a seguir nestes dias.

Esta depressão está a deslocar-se e dará lugar a uma subida das temperaturas que poderão atingir records para esta altura do ano, o caso dos 29ºC para este fim de semana, segundo o IPMA.

Lembre-se que o mês de fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente desde que há registos (há 93 anos), e a tendência é para continuar com estes picos.

Depois de 3 dias mais quentes, chuva e frio

Depois desta “conjuntura quente” do fim de semana, o IPMA prevê a queda abrupta da temperatura, para uma média de 17ºC de máxima, ao longo da semana, e chuva.

Desde a próxima 2ª feira até ao Domingo de Páscoa as probabilidades de chuva oscilam entre os 80 e os 100%.

A temperatura mínima andará entre os 4ºC e os 6ºC.

Céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve acima de 1000 metros de altitude a partir da tarde de 2ª feira.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, e na faixa costeira ocidental.

Descida acentuada de temperatura.

É o que nos espera nesta Semana Santa, diz o IPMA.

Imagem recolhida hoje no Jardim Eugénia Lima, em Rio Maior

 

[Imagens: RRM, IPMA, Meteored]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments