A remoção de um velho açude no rio Alviela, em Vaqueiros (Santarém) pode dar agora ao Grupo GEOTA um prémio internacional na área do ambiente.
O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), é uma Organização Não‑Governamental de Ambiente (ONGA), com sede em Lisboa, mas que atua por todo o país, e conhecido do grande público.
Entre as inúmeras candidaturas internacionais, o seu projeto de reabilitação fluvial com remoção da barreira obsoleta no Alviela, realizada em Vaqueiros (Santarém) em abril do ano passado, foi selecionado pelo júri, estando integrado entre os três melhores projetos a nível europeu.
O GEOTA é assim candidato finalista ao Prémio Internacional DAM REMOVAL 2023, promovido pela Dam Removal Europe e a World Fish Migration Foundation – uma organização europeia de eliminação de barreiras nos rios e a Fundação da Migração de Peixes no Mundo.
A coordenadora do Programa Rios Livres GEOTA, Ana Catarina Miranda, sublinhou que “o sucesso desta intervenção no rio Alviela é fruto das parcerias envolvidas, nomeadamente os Municípios de Santarém e Alcanena e que num curto horizonte temporal vê com boas expectativas a implementação de um Programa Nacional de Restauro”.
Ana Catarina Miranda, mencionou ainda que “a possibilidade de vencermos este prémio é inspiradora para as comunidades do Alviela, para Portugal e para a conectividade dos nossos rios”, mas chama a atenção para que “Estamos a competir com dois outros projetos incríveis, realizados em França e na Escócia, e o nosso sucesso depende grandemente da votação do público”.
O projeto mais inspirador e mais votado pelo público receberá um troféu especial e 15 000 euros para o próximo projeto de remoção.
O vencedor será anunciado durante a próxima Conferência Free Flow em Groningen, Holanda, a 16 de abril.
A eleição do projeto vencedor decorre de 13 a 22 de março, e o processo de submissão de voto, bem como as apresentações dos projetos finalistas, encontra-se online no website da DAM REMOVAL EUROPE.
Vote aqui:
https://damremoval.eu/dam-removal-award-2023-vote/
Veja o vídeo:
[Imagens: GEOTA]