Rio Maior: Azambujeira, a Villa mais Antiga, faz 391 anos

Azambujeira (Rio Maior), desde 2013 parte da União de Freguesias de Azambujeira e Malaqueijo, faz hoje os seus 391 anos.

Em 1633, a 27 de maio, Filipe III de Portugal (IV de Espanha) concede Foral de Villa a esta localidade de Azambujeira.

No ano passado, nos seus 390 anos, o Museu Regional de Azambujeira – Manuel Nobre comemorou o facto e, para além de abrir portas, com a exposição “Pessoas de Azambujeira”, abriu o Bar e levou a cabo um espetáculo de projeção de vídeo.

 

A “Villa mais Antiga”, como diz a sua placa toponímica

A Azambujeira teve foral de Filipe III, em 1633. Em 1834 o concelho de Azambujeira foi extinto e as suas freguesias integradas no concelho de Santarém.

Dois anos depois, em 6 de novembro de 1836, foi criado o concelho de Rio Maior para o qual Azambujeira transitou.

É talvez a povoação mais antiga do Município de Rio Maior, com os seus primórdios a remontarem ao tempo de D. Sancho II.

Era grande senhorio destas terras o fidalgo Bartolomeu Domingues de Carvalho e, no seu período áureo andou ligado às casas de Sabugosa, Mursa e Soure, e ainda ao Marquês de Borba.

Segundo o livro do século XVIII (Costa, A. Carvalho, Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal. Tomo III, Lisboa 1706-1712) o seu nome deve-se ao facto de aí terem existido muitas árvores de azambujos.

O azambujo é uma árvore bravia parecida com a oliveira, com o seu fruto a parecer uma azeitona pequena.

É a Vila com mais história do Município de Rio Maior.

     

     

Estas são imagens do Região de Rio Maior colhidas no ano passado no belíssimo espetáculo de projeção, pelos seus 390 anos.

 

Azambujeira uma Villa com 390 anos

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments