Rio Maior bateu ontem record de temperatura

Várias localidades desta região, incluindo Rio Maior, bateram ontem o record de temperatura para um 1º dia de outubro.

Portugal terá batido no domingo recordes de temperatura máxima num mês de outubro em várias localidades.

Segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) os recordes mais altos terão sido em Mora e Tomar com 37,3ºC.

Mas há pelo menos mais 7 estações meteorológicas com máximos: Pinhão, Ansião, Elvas, Coruche, Torres Vedras, Alcobaça e Rio Maior.

Esta análise é feita pelo meteorologista do IPMA Pedro Sousa, ainda é provisória e carece de confirmação pelo departamento de clima, mas aponta para vários máximos de outubro.

Os recordes mais significativos terão sido registados em Mora (37,3ºC), acima do recorde anterior, de 2017 (36,2ºC), e em Tomar (também 37,3ºC, quando o máximo anterior tinha sido de 36,9ºC, igualmente em 2017).

Nove estações terão batido o recorde absoluto do 1º dia de outubro, localizadas sobretudo no Alto Alentejo e Vale do Tejo, embora também no Douro, no Pinhão, se tenham registado máximos.

Ao todo, além de Mora, Tomar e Pinhão, terão também sido batidos recordes em Ansião, Coruche, Elvas, Torres Vedras, Alcobaça e Rio Maior.

O meteorologista Pedro Sousa refere que muitos dos valores agora detetados ultrapassaram máximos de 2017, um ano particularmente quente e propício a incêndios florestais.

Além da tragédia de Pedrógão Grande, que aconteceu em junho desse ano, os incêndios de meados de outubro provocaram a morte a 50 pessoas e fizeram cerca de 70 feridos.

A temperatura mais alta de ontem, o 1º dia de outubro, foi, porém, registada em Alvega (Abrantes), com 37,7ºC, mas não se tratou de um recorde naquela localidade para o 1º de outubro (que foi de 38,5ºC).

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments