Aviso Amarelo das 15h00 às 21h00 devido à previsão de precipitação forte, que pode ser acompanhada de trovoada, é o que se espera na região de Rio Maior.
Os distritos de Faro, Beja, Lisboa, Setúbal e Santarém encontram-se sob aviso amarelo, mas numa situação em nada idêntica ao que se passa no Sul de Espanha, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Chuva e frio nos próximos dias
A chuva vai regressar esta quarta-feira a todo o país e as temperaturas vão descer.
Haverá também trovoadas em algumas regiões, numa culpa atribuída à depressão DANA, onde o Algarve e o litoral Alentejano são as regiões que mais preocupam, podendo existir mesmo a formação de tornados.
Antes de chegar a Portugal, a depressão DANA, também conhecida como “gota fria”, passa por Valência, onde volta a preocupar os habitantes daquela região, mas perde energia ao avançar sobre Portugal.
Já o frio destes dias será de pouca dura e, no início da próxima semana, deverá ocorrer um aumento da temperatura.
DANA ou gota fria
A DANA, é uma “Depressão Atmosférica em Níveis Altos”, constituindo um fenómeno meteorológico comum nas regiões do Mediterrâneo e partes da Europa Ocidental.
Este sistema atmosférico, também é conhecido como “gota fria”, em algumas regiões.
Acontece quando uma massa de ar frio se separa do fluxo principal das correntes de ar em altitude, permanecendo isolada e movendo-se independentemente.
O sistema isolado de ar frio em altas altitudes posiciona-se sobre uma camada de ar mais quente em baixa altitude, levando a que a combinação do ar frio em altura com o ar mais quente e húmido próximo à superfície crie condições propícias para instabilidade atmosférica.
Assim, podem ocorrer tempestades intensas, chuvas torrenciais e, ocasionalmente, granizo.
A região de Rio Maior, que se pode ver no ponto vermelho na imagem de satélite, apresenta assim uma previsão de períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada a partir da tarde, apresentam uma probabilidade de 92% a 93%, entre hoje e sábado.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste.
Pequena descida da temperatura mínima, que hoje chegará aos 6ºC, o dia mais frio, e subindo até aos 11ºC no domingo, mas voltando a descer ao longo da próxima semana.
As temperaturas máximas, ficam-se pelos 18ºC, hoje, subindo aos 23ºC no domingo, mas voltando a descer na próxima semana.
Em conclusão, vem ai chuva da boa e a temperatura vai arrefecer, com chuva prometida até este sábado e depois no final da próxima semana.
[Fonte e imagens: IPMA, Meteored]