Rio Maior é palco, neste sábado, dia 11 de maio, da 31.ª Edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha e 39.ª Edição do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada.
Nas ruas centrais da cidade, acontece o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, que tem a categoria de Gold Level RW Event, e é integrado no World Race Walking Tour da World Athletics.
A competição, este ano, integra o 39.º Campeonato Nacional de Marcha em 20 Kms e as provas de promoção em todos os escalões, contando já com um excelente registo de inscrições nacionais e internacionais.
A marchadora natural do Peru, Kimberly García, líder do ranking mundial, assim como a brasileira Érica Sena e o equatoriano Brian Pintado são alguns dos nomes mais sonantes de entre o vasto grupo de atletas que se apresentarão na linha de partida.
Kimberly García foi a vencedora em 2017 e 2022, repete a presença, assim como Brian Pintado, número seis do ranking e que triunfou nas últimas duas edições, e ainda Érica Sena, a atual número 14 no ranking mundial.
Destaque ainda para as participações da riomaiorense Inês Mendes, e de Vitória Oliveira e Carolina Costa, entre outros atletas nacionais de referência, que procuram ainda a qualificação para Paris 2024.
Nas competições principais vão competir 60 marchadores, oriundos de 11 países. Com as provas de promoção, no total, estarão em competição, durante a tarde, cerca de 118 atletas.
Paralelamente a estas Competições, toda a população de Rio Maior e visitantes, dispõe ao longo do dia, de uma série de atividades no Jardim Municipal 25 de Abril, com workshops, pilates e muitas outras iniciativas que combinam o desporto e o lazer, sob a orientação da equipa de técnicos do programa Mais Desporto, Mais Saúde Rio Maior.
O evento é uma co-organização entre o Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.