Rio Maior: Igreja Matriz faz 56 anos (veja o vídeo da inauguração)

A 26 de maio de 1968 era inaugurada a nova Igreja Matriz de Rio Maior, numa Cerimónia presidida pelo próprio Cardeal Cerejeira. Faz hoje 56 anos.

Corria o ano de 1961 e o novo Edifício do Tribunal da Comarca de Rio maior era inaugurado (30 de abril).

Ora, depois de ampla discussão na então Paróquia da Vila de Rio Maior e seus lugares, chegou-se à conclusão de que haveria de ser construída ali ao lado a Igreja Matriz.

Depois de uma consulta ao Arquiteto responsável pelo Tribunal, Sebastião Formosinho Sanches, a escolha acabou por recair nos arquitetos modernistas José Luís Zúquete e José Duarte da Silva Bruschy.

Uma vasta campanha de angariação de fundos e materiais para a construção teve lugar, uma série de alterações ao projeto de arquitetura aconteceram (havia uma opinião corrente de que o desenho era demasiado futurista).

Vencidas as dificuldades, a 26 de maio de 1968 a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Paróquia, era inaugurada e entrava ao serviço.

O momento não era para menos e foi o próprio Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa, que veio presidir ao evento e celebrar a primeira Missa.

Naquela altura Rio Maior estava integrado na Diocese de Lisboa, e daí o “nosso Bispo” ser o próprio Cardeal. Santarém só viria a ter uma Diocese 7 anos mais tarde, em julho de 1975.

Armando Delgado Marques era o Pároco de então, que com esta obra e a sua ação marcou aquela época, e Amândio Rodrigues de Sousa presidia à Câmara Municipal.

A RTP fez a cobertura do evento e se clicar no link abaixo é direcionado para o Arquivo da RTP onde poderá ver a reportagem de cerca de 5 minutos que a televisão fez.

Vê-se a chegada do Cardeal a Rio Maior e a sua receção na Câmara Municipal.

Região de Rio Maior agradece a cordialidade da RTP.

Veja a qui as imagens da RTP em 26 de maio de 1968:

Inauguração da Igreja Matriz de Rio Maior

Em 2018 foi criada uma Comissão para a Comemoração dos 50 anos, houve a edição de uma medalha, festividades e esta foi a imagem usada

 

[Imagens: RTP, Paróquia de Rio Maior, Cidadania RM]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments