Rio Maior: Residência para Estudantes inaugurada

     

E, nas Comemorações dos 45 anos do Politécnico de Santarém, a Residência da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) foi inaugurada.

O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, não pôde assistir a esta inauguração devido ao impedimento legal durante a Campanha Eleitoral (Europeias 2024). No entanto, os demais presentes no Aniversário estiveram no momento.

João Moutão, Presidente do IPSantarém (também ex-Diretor da ESDRM), Luis Cid, ex-Diretor, e o agora Diretor Nuno Pimenta, não cabiam em si de tanta alegria.

     

O processo demorou 9 anos… mas fez-se

Durante quase 9 anos de luta, trabalhou-se para que esta residência visse a luz e se cortasse a fita de inauguração, 11 anos após a inauguração dos edifícios principais.

Nas palavras de Nuno Pimenta, esta Residência é um instrumento de justiça social. Agora, os alunos que têm mais dificuldades em suportar os custos mensais da sua estadia em Rio Maior dispõem de uma Residência com os devidos apoios sociais de alojamento, o que lhes permite continuarem os seus estudos.

São cera de 12% os alunos que acabam por desistir dos estudos porque não conseguem pagar todas as despesas do mês, onde o alojamento tem um peso importante.

Antes, lembrou todos os contribuintes para tornar este “sonho” realidade, desde a Comunidade Escolar até aqueles que deram o seu contributo na Política Local, Nacional e além.

Coube a D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém, a bênção do Edifício e referindo-se a uma passagem do Evangelho “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”, colou o “sal da terra” a Rio Maior, evocando as Salinas, dando a “luz do mundo” a todos os que haverão de passar por esta Residência e a partir dali “criarem as suas vidas”.

“Quando se abençoa um Edifício, não se abençoam as paredes. Mas sim todos os que para ele contribuíram e todos os que o usarão, como pessoas de bem. Mesmo os que não são crentes, são pessoas de bem e estão incluídos”, concluiu.

São 122 camas, divididas entre quartos duplos e individuais, sem esquecer a mobilidade reduzida, cada quarto com mesas de estudo, roupeiro, cacifo e frigobar.

A Residência tem ainda salas de estudo coletivas, salas de estar, copa e serviços de apoio aos Estudantes.

     

     

      

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments