Rio Maior: Secundária debate Inteligência Artificial

III Seminário “Inteligência Artificial” cativou especial atenção na Escola Secundária de Rio Maior, nesta 6ª feira.

Os alunos Joana Sousa, do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, e Gil Carvalho, do Curso Profissional Técnico de Comunicação e Serviço Digital, apresentaram este III Seminário “Inteligência Artificial”, organizado na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior.

Os apresentadores Gil Carvalho e Joana Sousa

Serviço completo a cargo dos alunos

Numa “casa cheia”, um dos intuitos deste Seminário foi envolver os alunos e, nesse sentido, foram os alunos os principais anfitriões do evento.

Foram estes que apresentaram o evento, foram guias para a distribuição do público no Polivalente, distribuíram as ofertas pelos convidados, fizeram receção aos convidados, prepararam o coffee break e o beberete e prepararam todo o espaço, sempre com o olhar atento e orientações dos seus professores.

Este seminário contou com a presença de instituições do Ensino Superior, nomeadamente o ISLA de Santarém, a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém e a Escola Superior de Desporto, ambas do Instituto Politécnico de Santarém.

O seminário teve carácter de Ação de Formação de Curta Duração para docentes, com o apoio do Centro de Formação Lezíria Oeste, promovendo excelentes momentos de partilha em variadíssimas áreas do saber.

Nelson Romão, TKcolibri

Cada macaco no seu galgo versus colaborador multifacetado

Vários foram os Oradores que deixaram o seu testemunho, o Região de Rio Maior presenciou 3 deles, a título de exemplo, e deixa aqui o apontamento.

Nelson Romão, da TK colibri, uma agência de comunicação e marketing digital, evidenciou a contraposição da estratégia “cada macaco no seu galho” face a uma posição multifacetada dos colaboradores.

Naquela sua empresa seguem a estratégia do “colaborador multifacetado” criando assim uma dinâmica continua e permanente de resposta a desafios.

Ainda, deixou o conselho à plateia que o ouvia para que “nunca se deitem sem saber das novidades do dia”, como forma de atualização e preparação permanentes sobre o que acontece nos seus universos profissionais e no mundo.

Marta Salvador, NEST

A fazedora de pontes

Já Marta Salvador, da Associação NEST, uma Associação criada por várias empresas e que tem como missão promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo apoiando o desenvolvimento de novas ideias, referiu-se ao “fazer pontes”.

Aqui, o turismo parte de uma base clássica e entra na área digital para cativar e servir clientes.

A ponte entre estas duas realidades é o seu ponto forte e aquele que apresentou aos alunos ali presentes.

Ao fim e ao cabo, trata-se de “projetos que ligam muitas pessoas interessantes, mas diferentes”, afirmou.

Joana Frazão, Fravizel

Opiniões – toda a gente, decisões – devem ser nossas

No fim, Joana Frazão, da empresa Fravizel, empresa metalomecânica produtora de máquinas para a indústria da pedra e da floresta, de Pé da Pedreira – Alcanede, mostrou o contraste entre as palavras [e posições] POSITIVO e NEGATIVO.

Ambas têm as mesmas letras e têm direções opostas. Exigem o mesmo esforço, mas marcam a diferença no momento de uma escolha.

Mostrou fotografias que ilustravam as diferenças entre a década de 50, do século passado, e os dias de hoje, no corte da madeira, na extração da pedra, e ali ficou patente o esforço humano e o desgaste dos trabalhadores que as atividades implicavam, naquele tempo, e onde hoje é a máquina e o sistema que a gere que fazem o esforço e tornam o trabalho muito diferente nos dias que correm.

Não se despediu, sem antes, aconselhar os alunos a “serem flexíveis para aprender e saírem do “seu local” [zona de conforto], afirmando que a Inteligência Artificial pensa pela máquina, “mas não cria e inova…”.

Por último deixou a recomendação de que “opiniões – toda a gente, decisões – devem ser nossas”.

Este III Seminário “Inteligência Artificial” foi uma organização da equipa #ProSecundário, constituída pelos professores Alexandre Faria, Dulce Fernando, Margarida Jorge, Sofia Seabra e Zélia Sequeira.

     

Aspeto do coffe-break, servido pelos alunos

 

[Imagens: RRM; #ProSecundário]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments