Rio Maior: trovoadas, chuva e pó

Todo o País está amarelo ou laranja, nos avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até às 3 da manhã de sábado.

São as trovoadas e chuva, acompanhadas do já famoso pó acastanhado que vem do Norte de África.

Uma vez mais, uma massa de ar proveniente do Norte de África está a atravessar Portugal Continental, entrando na nossa atmosfera nesta 5ª feira, podendo manter-se nos dias seguintes.

Esta é uma depressão, que faz com que o ar quente e húmido suba, condense e forme nuvens de tempestade, trazendo assim a trovoada e o granizo, previsto sobretudo a Norte e Centro de Portugal Continental.

Segundo o IPMA, “o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, centrada sobre a região da Madeira, em deslocamento para nordeste, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África”.

Ou seja, sobre a Madeira, gerou-se “um olho” com uma pressão mais baixa que aquela que está em seu redor.

O ar entra neste “rodopio” e tende a subir. À medida que o ar sobe, ele expande-se e fica mais frio, levando à condensação do vapor de água e formação de nuvens.

Nesta espiral que se forma, e que gira no sentido contrário do relógio, vai ao Norte de África buscar as poeiras que andam no ar, que caem com a chuva no sul de Espanha e em Portugal, sobretudo.

 

As poeiras pioram a qualidade do ar e podem afetar quem tem problemas respiratórios

Por causa das poeiras, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselhou as crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar estas poeiras vindas no Norte de África.

 

Rio Maior mais frio e com Amarelo até de madrugada

Rio Maior está sob Aviso Amarelo até às 3h00 deste sábado, dia 8, devido a trovoadas e poderá ocorrer forte precipitação.

Períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, mais frequentes a partir da tarde e fim do dia.

Vento em geral fraco predominando do quadrante sul, com pequena subida da temperatura mínima, mas descida da temperatura máxima.

Dos 29ºC, chegaremos aos 23ºC ao longo da semana, na máxima, e quanto à mínima caímos dos 17ºC, para os 13ºC.

É o que nos espera nestes próximos dias.

 

[Fonte e Imagens: IPMA, Meteored, DGS]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments