Foi neste dia, mas há 877 anos, que D. Afonso Henriques conquista Santarém aos Mouros.
Segundo uma pesquisa que nos dá uma probabilidade de calendário, o dia 15 de março de 1147, terá sido ao sábado (se contassem o tempo como o fazemos hoje…)
Foi assim, neste “sábado”, faz hoje 877 anos, que D. Afonso Henriques toma Santarém das mãos dos Mouros.
Conhecemos esse período da História como a Reconquista, quando as tropas do Reino de Portugal, sob a liderança de Afonso I de Portugal, capturaram a cidade de Santarém, que estava sob ocupação árabe.
Sai de Coimbra na 2ª feira e ataca no sábado seguinte
D. Afonso Henriques partiu de Coimbra com 250 de seus melhores cavaleiros com a intenção de capturar a cidade moura de Santarém, ao que tudo indica nessa “2ª feira anterior”, a 10 de março.
A conquista de Santarém já havia sido tentada e não conseguida, mas como era de importância vital para a estratégia de Afonso, para por um fim aos ataques mouros frequentes sobre Coimbra e Leiria, voltou à carga.
Se conquistasse Santarém, também lhe permitiria um ataque futuro em Lisboa.
Atacar durante a noite… mas com aviso prévio
O plano agora era atacar a cidade durante a noite sob o manto da escuridão, com o fim de apanhar a guarnição moura de surpresa.
Mas, D. Afonso Henriques, tinha enviado previamente o português Mem Ramires de Santarém, disfarçado como um homem de negócios, com a tarefa de estudar secretamente a cidade para a conquista.
Após o primeiro dia da viagem de Coimbra para Santarém, D. Afonso Henriques enviou um emissário a Santarém anunciando aos Mouros que a trégua terminara, para a qual foi requerida uma notificação de três dias.
Portanto, falta de aviso não foi, e todos os requisitos administrativos foram cumpridos… não fossem os Mouros impugnar a vitória e ainda hoje Santarém não era nossa, ou andávamos nos Tribunais em disputa pelo resultado…
[Imagem: wikipédia]