Um carregador único para todos os telemóveis

Amanhã celebra-se o Dia Mundial do Direitos do Consumidor e uma das grandes conquistas a celebrar é o carregador único para aparelhos eletrónicos de comunicação e divertimento.

Na Europa, foi criada uma Rede de Centros Europeus do Consumidor – Rede CEC (ECC-Net), da qual faz parte o CEC Portugal, é constituída por 30 centros localizados nos 27 Estados-membros da União Europeia.

A estes, juntam-se ainda a Islândia, Noruega e Reino Unido.

A Rede CEC (ECC-Net) existe para promover a confiança no mercado interno europeu, facultando serviços gratuitos de informação aos consumidores sobre os seus direitos na União Europeia e de assistência na resolução de problemas relacionados com as compras de bens e serviços transfronteiriças.

 

Um carregador único para dispositivos portáteis

Ao longo dos anos tem sido muitas as conquistas a favor dos consumidores e uma delas foi “Um carregador para todos os dispositivos portáteis”.

A partir de dezembro de 2024, a porta USB Tipo-C passará a ser o equipamento padrão para todos os telemóveis e tablets na UE.

O carregamento de todos os aparelhos eletrónicos passará a ser feito por um único carregador, independente da marca.

Quando for de férias, já não será necessário andar com uma variedade de carregadores atrás de si!

 

Computadores portáteis só em 2028

Este Acordo vem normalizar a utilização de cabos USB-C, até dois anos após a sua entrada em vigor, o que acontece já no final deste ano, uma vez que o Parlamento Europeu aprovou a nova lei a 4 de outubro de 2024.

Os computadores portáteis estão, para já, excluídos, mas têm que adotar as novas normas até 2028.

Para já, são abrangidos telemóveis, tablets, e-books, câmaras digitais, consolas de jogos e auscultadores, onde se tornará obrigatório um carregador único para os produtos comercializados após dezembro de 2024.

A diretiva (lei comunitária), foi negociada ao longo de quase 10 anos no seio da União Europeia, e harmoniza ainda mais a tecnologia de carregamento rápido, fornecendo aos consumidores informações claras sobre as características de carregamento e permitindo que os consumidores escolham se desejam comprar novos produtos eletrónicos com ou sem carregador.

 

Consumidores poupam 250 milhões de euros

Estas novas obrigações levarão à reutilização de mais carregadores e ajudarão os consumidores a poupar anualmente até 250 milhões de euros na aquisição de carregadores desnecessários, estimando a Comissão Europeia que os carregadores eliminados e não utilizados representem até 11 mil toneladas de resíduos eletrónicos por ano.

 

[Fonte: CEC Portugal; Imagens: Parlamento Europeu]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments