Um Outubro Rosa espalhando esperança

     

Outubro Rosa é uma ação de sensibilização para a realidade do cancro da mama, em Portugal, e recentemente também do colo do útero em alguns outros países.

Este movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, e quer inspirar a mudança, mobilizando a sociedade para a luta contra o cancro da mama, desde logo.

Por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove entre nós esta iniciativa.

A prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família, são ações levadas a cabo nesta luta.

 

Rio Maior saiu em caminhada para espalhar esta força e esperança

Em Rio Maior, uma caminhada foi a forma de interação com a sociedade para a sensibilização quanto a esta doença.

Um grupo de muitas mulheres, mas também de alguns homens, que calcorreou as ruas de Rio Maior, com paragem na Biblioteca Laureano Santos, onde foi lembrada a “Rosa Esperança”.

“Rosa Esperança” é uma peça de teatro encenada por Rui Germano, e conta as histórias reais de sete mulheres que enfrentaram a doença.

Foi apresentada em Rio Maior em 2009 e subiu ao palco várias vezes, dentro e fora daquela cidade.

 

“Tudo o que quero é viver um dia de cada vez e ser feliz”

“A esperança é a última que morre e é ela que nos dá força nesta luta”

“É o meu marido, são os meus filhos, os meus netos… que me fazem aguentar este caminho de sorriso nos lábios”

Estas são frases, sentidas genuinamente, que ouvimos sem compromisso das muitas mulheres que atravessam ou já atravessaram este desafio.

     

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments