A diferença que existe no tradicional
[por Daniela Nunes]
Ramiro Ferreira abriu a Caravela do Pão com a esposa no dia 2 de fevereiro de 2021. Desde o início, quiseram trazer uma nova visão à indústria panificadora, acompanhada não só de produtos tradicionais mas também diferentes.
Pães e doces saudáveis… oferecer artigos diferentes
A Caravela do Pão surgiu na vida de Ramiro e de sua esposa como uma oportunidade. Ambos queriam criar uma pastelaria/padaria de raiz com fabrico próprio, com produtos tradicionais portugueses e internacionais. Acima disso, o mais importante era fabricar pães e doces saudáveis e oferecer à população artigos diferentes daqueles que podemos encontrar no mercado. Segundo o proprietário: “pouco a pouco as pessoas foram percebendo que o que [estavam] a fazer era totalmente diferente, [trabalham] sem aditivos e sem conservantes, como se fazia antigamente, e isto é o que [os] distingue”.
Clientes fiéis
Relativamente à adesão por parte da população, Ramiro admite que “[têm] clientes fieis que [vão ao seu negócio] todos os dias e depois existem aqueles clientes que só estão cá ao fim de semana, mas que são uma clientela fiel”. Contudo, o comerciante não deixa de ressaltar que a influência da situação económica do país vai sempre influenciar a afluência de clientes.
Mouzinho: um pão de 6 a 8 kG, com o nome da rua, vendido à fatia
O proprietário explica que existe uma maior procura pelos produtos “caseiros, saudáveis e diferentes”. Para além disso, e de acordo com Ramiro, a sua esposa “tem o cuidado de privilegiar os sabores, os aromas e não tanto o doce”. Paralelamente, é importante destacar que existe a preocupação de fabricar produtos regionais para que as pessoas “se sintam em casa”. O proprietário da Caravela do Pão revela que um dos produtos que transmite a ideia principal do seu negócio é o “pão mouzinho” – um pão grande com o nome da rua (entre 6kg e 8kg) que é vendido à fatia. Este representa bem as ideias da padaria “um produto saudável, um produto que se partilha, um produto que identifica o bairro”, explica Ramiro Ferreira. Outro produto que demonstra a variedade de doces oferecidos são as bolachas cream curls feitas pela esposa do proprietário, que contrastam com a doçaria tradicional.
Os pequenos comércios esforçam-se para ter qualidade…
Na visão do proprietário, o comércio em Rio Maior “podia ser melhor”. Porém, explica que “o que se passa em Rio Maior é que temos muitos supermercados, e isso vai fazer com que o cliente vá ao supermercado porque consegue encontrar tudo em vez de vir ao centro de Rio Maior a quatro lojas diferentes”. No entanto “os pequenos comércios esforçam-se para ter qualidade e por ter um serviço personalizado e isto nunca se vai encontrar num supermercado”, finaliza Ramiro Ferreira.
A Caravela do Pão está aberta de terça a sexta das 08h00 às 18h00 e ao sábado das 08h30 às 17h00. Segunda e domingo estão encerrados.
“Eu e a minha esposa queremos agradecer aos nossos clientes e aqueles que acreditaram em nós e que vêm cá regularmente mostrar que gostam do nosso trabalho. Dia 2 de fevereiro vai fazer três anos que estamos cá, vamos festejar todos juntos, como fazemos todos os anos e estão convidados a passar na Caravela do Pão que teremos aqui algo para festejar com vocês!”, convida o proprietário.
Veja aqui o vídeo da Caravela do Pão:
R. Mouzinho de Albuquerque, N°1B
Rio Maior
Contacto: 920 242 844
Uma Região que apoia o seu Comércio é uma rúbrica, publicada às 3ªs e 6ªs feiras, que dá a conhecer o comércio tradicional do concelho de Rio Maior.
Participe! Dê-nos a sua sugestão ou apresente-nos o seu negócio: [email protected].