Uma casa com muito para oferecer
[por Daniela Nunes]
A Casa Torre é uma loja que, antigamente, era frequentada por todos. Hoje em dia, como consequência da construção de supermercados nas grandes superfícies, este negócio já não tem tanta adesão pela população de Rio Maior.
Fátima, funcionária da Casa Torre já há 41 anos, confessa que sente uma grande diferença na influência que esta já teve em Rio Maior: “Esta loja não tem nada a ver com o que era quando eu vim para aqui trabalhar!”. Isto porque, segundo a lojista, aquando da abertura deste comércio, a cidade tinha pouca oferta: “era esta loja e o supermercado Casaleiro”. Esta mudança pode ser explicada, também, através da construção de grandes supermercados na região, que teve um impacto negativo nas lojas de menor dimensão.
A comerciante realça que ainda existem clientes que preferem produtos nacionais e mais caseiros e que, por isso, permanecem fiéis a este negócio. Contudo, nota que o comércio local em Rio Maior “está a decair muito”, devido ao facto de as pessoas optarem por se deslocarem para os grandes centros, em vez de contribuírem para o dinamismo do mercado riomaiorense. Como uma possível solução, Fátima sugere que se promovam atividades mais apelativas, fora dos dias úteis, que atraiam pessoas.
A Casa Torre cumpre um horário de funcionamento das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e a lojista garante: “vende-se de tudo um pouco: fruta, hortaliças, pão … tudo o que é de produtos alimentares e de limpeza!”.
Casa Torre
5 de Outubro, nº 53
Rio Maior