“Doces momentos criam doces recordações”
[por Daniela Nunes]
Desempregada e com uma ideia inovadora, Fátima decidiu abrir o seu negócio há quatro anos na avenida principal de Rio Maior. Hoje, a Doces Recordações é um lugar procurado por quem quer surpreender alguém de forma criativa e especial.
Quando pensou em abrir o seu negócio, a proprietária queria que se tratasse de uma loja à medida, versátil e ligada ao artesanato. Foi aí que surgiu a ideia da Doces Recordações: uma chocolataria artesanal com uma vertente de tudo o que esteja relacionado a manualidades. Era, então, uma ideia inovadora e que ia acrescentar valor à cidade, tendo em conta que as pessoas podem fazer uma prenda à sua medida. “Não há prendas caras nem baratas, cada um com o produto que existe consegue fazer a sua própria prenda!”, afirma Fátima.
A lojista confessa que não se pode queixar da adesão que tem tido ao seu negócio, mas que, na época do Covid-19, houve um grande decréscimo. Contudo, Fátima tem sempre a preocupação de adaptar a loja às várias festividades ao longo do ano para que, dessa forma, cative os seus clientes: “eu aqui procuro sempre que a loja mude a cada época, seja no Natal, no Dia dos Namorados, no Dia do Pai, no Dia da Mãe ou na Páscoa”.
E a verdade é que os produtos procurados dependem muito das épocas festivas. A proprietária da Doces Recordações explica que grandes comemorações como a Páscoa e o Natal fazem as pessoas procurarem tudo o que seja doce, enquanto que em outras épocas, como por exemplo comunhões, batizados ou casamentos, os clientes têm em vista algo mais relacionado ao artesanato.
Quando pensa no futuro do seu negócio, Fátima ambiciona vir a lançar a sua marca de chocolates e produzir numa unidade própria. Porém, admite que é “uma longa caminhada” até concretizar esse sonho, pois existe uma grande diferença entre produzir para consumo próprio e produzir para o público. Atualmente, os chocolates vendidos na loja são artesanais, alguns nacionais e outros belgas.
Relativamente ao comércio local em Rio Maior, a dona da loja considera estar “muito debilitado”, isto porque, na sua opinião, os próprios comerciantes esmorecem e, consequentemente, assiste-se a um abrir e fechar de portas de várias lojas. “Não é fácil, eu já pensei em desistir mil vezes e estou sempre a remar contra a maré e estamos outra vez numa fase muito difícil do comércio”, afirma a proprietária.
O facto de Rio Maior ser uma cidade pequena com comércio muito semelhante, também não contribuiu para o vingar de todos. Para além disso, e na opinião de Fátima: “as pessoas não aderem e esquecem-se facilmente de nós”. De forma a contrariar isto, a lojista sugere uma maior publicidade por parte da cidade relativamente ao que tem para oferecer, seja por meio de uma sinalética ou até mesmo de outdoors. A internet seria também uma boa opção para divulgar o comércio existente em Rio Maior, de maneira que as pessoas possam conhecer os vários negócios. A comerciante sugere, também, que se celebrem os eventos nos vários pontos da cidade, pois considera que “tudo se passa no centro da cidade que, por sua vez, também está muito envelhecido”. Por fim, Fátima constata que uma maior envolvência entre o comércio e as entidades oficiais da cidade iria ser benéfico.
Para além do serviço presencial, a Doces Recordações oferece também serviço online: “As pessoas podem fazer as encomendas através das páginas, tanto do Instagram como do Facebook, e depois eu envio as encomendas!”, esclarece a proprietária.
O horário de serviço é das 09h00 às 19h00, ininterruptamente, e podemos encontrar bombocas, bombons, brigadeiros e produtos personalizados para festas de aniversários, celebrações religiosas ou outras festividades, tudo incluído na vertente artesanal da loja.
“Venham visitar a Doces Recordações! Venham experimentar, venham conhecer o espaço porque só assim conseguem perceber o conceito desta loja! Doces momentos criam doces recordações, a ideia é essa! Aliarmos os doces às memórias, fazermos das memórias uma doce recordação!”, exalta Fátima.
Doces Recordações
Av. Paulo VI, 34 C
Rio Maior
Telefone: 926 190 980
Nota: Se gostava de participar na nossa rubrica “Uma região que apoia o seu Comércio”, contacte-nos através do nosso email [email protected] .