Uma receita de muitos anos
[por Daniela Nunes]
Susana tornou-se proprietária da drogaria Silva há 30 anos. Ao longo do tempo, a lojista foi vendo o comércio em Rio Maior mudar, assim como o conceito do seu próprio negócio.
Um creme feito ali vendido aos quilos
A Drogaria Silva é uma casa já com muita história. Susana Silva adquiriu o estabelecimento através de trespasse, após este ter estado 36 anos nas mãos do antigo proprietário, Manuel Agostinho (aqui também na imagem, ao lado de Susana).
Ambos consideram que a essência da drogaria alterou-se com o tempo. “A drogaria hoje já é muito diferente do que era antes”, realça Manuel que explica que “antigamente os produtos eram vendidos avulso e hoje em dia é tudo embalado”. “A Susana ainda hoje faz um creme que iniciou aqui mesmo o seu fabrico”, afirma o antigo proprietário relembrando os tempos em que vendia cinco quilos desse mesmo creme por semana. Atualmente a fama do produto pode já não “correr” pelas ruas riomaiorenses mas a proprietária conta: “tenho uma cliente que, por recomendação da irmã, veio aqui à procura do creme e, agora, chega a levar 20 quilos de creme”.
Com o passar dos anos, o negócio teve de se adaptar aos novos tempos e a clientela passou a ser partilhada com os hipermercados que foram surgindo.
“Não há nada que puxe as pessoas”
Quando o assunto é a adesão da população ao seu negócio, Susana confessa que tem “uma clientela boa”. A proprietária refere que alguns jovens visitam a loja por recomendação de familiares e conhecidos, mas que a maior parte dos clientes são “pessoas com mais idade”. Contudo, Susana Silva destaca que “desde 2008 para cá [tem sido] uma queda”, para os pequenos negócios.
“Já teve melhores dias, de ano para ano piora”, diz a lojista relativamente ao comércio da cidade. Segundo a proprietária, “não há nada que puxe as pessoas” para a zona mais antiga de Rio Maior. “Se não fosse a Loja do Cidadão, não vinha para aqui ninguém”, garante Susana.
A Drogaria Silva está aberta das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.
“Agradeço aos clientes e aos amigos que vêm cá sempre que podem, dentro do que é possível. Isso é bom, é sinal de que gostam e que continuam a vir! Às vezes nem vêm para comprar, é mesmo pela companhia e depois no fim levam uma coisinha ou outra”, agradece a proprietária.
Drogaria Silva
R. Serpa Pinto, nº66
Rio Maior
Contacto: 243 994 100
Uma Região que apoia o seu Comércio é uma rúbrica, publicada agora só às 6ªs feiras, que dá a conhecer o comércio tradicional do concelho de Rio Maior.
Participe! Dê-nos a sua sugestão ou apresente-nos o seu negócio: [email protected].