Uma paixão pelo retalho
[por Daniela Nunes]
Gina Morais, trabalha há muitos anos no comércio tradicional. Começou com 17 anos no senhor Amílcar Marques, uma grande referência de Rio Maior, e, hoje em dia, tem o prazer de trabalhar na área que gosta no seu próprio espaço.
A paixão pelo ramo do vestuário começou quando Gina trabalhava para Amílcar Marques, que foi um modelo a seguir para a lojista. Entretanto, e após o seu casamento, a comerciante ficou a trabalhar na loja do seu sogro, Amílcar Morais, dando assim continuação ao seu fascínio pelo setor do retalho.
Passados mais de 40 anos, Gina Morais afirma que “o comércio tradicional mudou completamente”. As pessoas deixaram de deslocar-se até à parte velha da cidade, onde estava o seu negócio. Isto fez com que a proprietária procurasse uma mudança de espaço para a sua loja. Atualmente, situada na Praça da República, a lojista confessa que perdeu alguns clientes que outrora tinha mas que também ganhou muitos outros, com quem tem uma grande amizade.
“No comércio tradicional, somos uma família!”
“Nós, comércio tradicional, somos uma família!”, realça a comerciante. Gina conta que tem clientes que já a acompanham há 40 anos e que, apesar de saber que as coisas mudaram e os tempos não estão fáceis para ninguém, sente adesão ao seu negócio. Reconhece que as pessoas vão à sua loja visitá-la e que “acabam por comprar uma pecinha”.
“O comércio local está triste!”
Relativamente à sua opinião geral do comércio de Rio Maior, o quadro muda um bocadinho. “O comércio local está triste!”, admite a proprietária. Gina Morais considera que os lojistas têm de se empenhar muito, para conseguirem manter os seus negócios, e que não é fácil tendo em conta as dificuldades dos últimos tempos. Para além disso, a seu ver, a população ou não tem tempo de passear pelas lojas tradicionais devido aos horários de trabalho ou vem apenas dormir à cidade, fazendo de Rio Maior uma “cidade dormitório”. “O comércio tradicional tem os dias não muito longos!”, considera a lojista.
Mas, há “muito carinho”
Por fim, a comerciante agradece às pessoas que a acompanham ao longo desta caminhada e pelas quais tem “muito carinho”. Para os restantes, incentiva: “Venham ao comércio tradicional, nós temos uma forma diferente de atender!”.
A loja Gina Morais está aberta das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00, durante a semana; e ao sábado está aberta até à hora de almoço.
“Tenho roupinha gira, acessível e tenho tamanhos grandes! Venham ver porque vale a pena!”, garante Gina.
Gina Morais
Praça da República, 42
Rio Maior
Contacto: 967 175 275
Nota: Se gostava de participar na nossa rubrica “Uma região que apoia o seu Comércio”, contacte-nos através do nosso email [email protected].